202404200401

Notícias

Doutor pelo PPG-DTMA da Uniara faz sucesso ensinando avicultura

Publicado em: 29/09/2021

O mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Cesar Giordano, criou um curso online voltado à criação de ovos caipiras - www.escoladeavicultores.com - que, atualmente, conta com mais de quinhentos alunos. Além disso, montou o canal Escola de Avicultores no YouTube - www.youtube.com/escoladeavicultores - que possui hoje mais de sessenta mil inscritos.

“Nessa nova era de cursos online, tornei-me um infoprodutor – produtor de conteúdo digital. Desde da minha graduação em Zootecnia na Universidade Estadual de Londrina - UEL, tenho estudado avicultura e produção de ovos nos sistemas caipiras e orgânicos. Isso se consolidou na minha trajetória na Uniara, onde fiz mestrado e doutorado, e estudando avicultura”, conta Giordano.

A ideia surgiu com a pandemia de coronavírus – Covid- 19. “Eu ministrava aulas na Escola Técnica Estadual - ETEC em Jaú, no Curso Técnico em Agropecuária, e também atuava como pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR e do Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia – NEEA da Uniara, nessa frente da produção de ovos caipiras com agricultores familiares. Então, veio a pandemia e eu precisei começar a gravar aulas para os alunos da ETEC. Isso despertou a ideia de fazer um curso totalmente online no qual é ensinado todo o arcabouço da avicultura em sistemas caipiras para a produção de ovos com eficiência e regularidade”, relata.

O projeto acabou superando suas expectativas. “Foi muito rápido o crescimento do canal no YouTube, um aumento em uma dimensão não esperada. Há um ano e três meses, criei esse canal que, hoje, conta com quase 62 mil inscritos e mais de duas milhões de visualizações ao todo, sendo cerca de 150 mil visualizações mensais. São videoaulas que posto todas as quartas-feiras”, detalha Giordano.

A coordenadora do PPG-DTMA da Uniara, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, comenta que “a trajetória do Cesar mostra que, por trás dos projetos de pesquisa, pode-se ter inovações, uma transformação do conhecimento e uma difusão, em ampla escala, de perspectivas mais saudáveis de obtenção dos ovos”. “Ele provou a perspectiva de uma relação mais íntima entre ensino, pesquisa e extensão universitária, e a importância que a Uniara vem tendo nessa difusão de pesquisas com dimensão social, nesse caso, voltada à alimentação saudável/segurança alimentar”, destaca a docente.

O curso criado por Giordano “é um sucesso que nos representa, e ficamos muito felizes com isso”. “Temos um profundo orgulho de falar desse trabalho e de outros mais, que mostram inovações especialmente em estudos que tenham uma base agroecológica, que contestam, muitas vezes, as formas de produção predominantes, e que vêm com sabor novo de esperança, criando condições para enfrentarmos as mudanças climáticas, investirmos em um processo de segurança hídrica e termos bons frutos, como o do Cesar, na nossa trajetória”, finaliza Vera.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7126, pelo WhatsApp (16) 99708-8423 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI