202404191853

Notícias

Alunos de escola de ensino médio acompanham aulas ministradas por estudantes de Biologia da Uniara

Publicado em: 24/09/2021

Por meio do projeto Parceiros da Escola, o curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara recebeu alunos do Colégio Objetivo nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, na unidade I da universidade. Na ocasião, os estudantes acompanharam aulas relacionadas a assuntos variados da área, ministradas pelos terceiranistas da graduação, Matheus Heiderich Moreno, João Vitor Zaccaro Valala e Daniel Costa de Carvalho.

“As turmas foram divididas e ficaram no Laboratório de Biologia e no de Química, sendo que, no de Biologia, explanei sobre células animais e vegetais. Fizemos um experimento chamado escarificação da mucosa, no qual obtivemos células animais de nossas bochechas. Selecionei poucos alunos, por conta da pandemia, ensinei-os a fazer o procedimento, coletamos as células, e as coramos, colocamos o material no microscópio, focamos e eles conseguiram observar”, relata Moreno.

Ele conta que Valala preparou uma lâmina com células vegetais para visualização no microscópio. “Conseguimos ver os cloroplastos, a clorofila, que é o pigmento, e até mesmo um estômato, que não é tão simples de se ver. Já no Laboratório de Química, onde o conteúdo ministrado foi sobre zoologia, fiquei com a parte dos equinodermos e falei sobre os grupos existentes e suas diferenças”, resume Moreno.

Valala explanou sobre evolução. “Abordei as diferenças das espécies, comparei algumas delas e provei que nenhuma é mais evoluída do que a outra: sempre estamos no mesmo patamar, com cada uma evoluindo da maneira que precisa acontecer”, diz.

Já Carvalho ficou responsável por falar sobre serpentes e anfíbios, “para mostrar a importância ecológica que esses grupos têm no nosso meio”. “Desmistifiquei alguns pontos, falei sobre a importância de cada um, o ciclo de vida dos anfíbios e interesses que as pessoas têm por serpentes. Dei o exemplo da jararaca, mencionando que seu veneno é utilizado para a síntese de um remédio para a pressão, e outros exemplos da importância que esses animais têm para nossas vidas, com a intenção de conscientizar as pessoas a respeito desses animais”, salienta.


Parceiros da Escola

“O projeto tem como objetivo fazer parcerias com escolas para trabalhar gratuitamente temas relacionados à biologia que, muitas vezes, essas instituições não possuem infraestrutura ou material adequados para desenvolverem com os seus alunos. Como oferecemos a opção de licenciatura no curso de Biologia da Uniara, além do bacharelado, essas parcerias fazem os nossos estudantes colocarem em prática a docência: eles aprendem a planejar e a ministrar as aulas”, destaca a coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka.

Ela finaliza informando que as escolas que tiverem interesse no Parceiros da Escola podem entrar em contato pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo WhatsApp (16) 98216-7875.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI