202403281511

Notícias

Docente de Publicidade da Uniara apresenta trabalho na IV Jornada Internacional GEMInIS

Publicado em: 21/09/2021

Nesta segunda-feira, dia 20 de setembro, o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Renato de Campos, apresentou remotamente um trabalho na IV Jornada Internacional GEMInIS – JIG, promovida pelo Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som - GEMInIS da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

O estudo é intitulado “Comunicação, Legislação e Ética: O Processo de Autorregulamentação e a sua Aplicação na Realidade Regional”. “Essa pesquisa, desenvolvida junto à Uniara e com o apoio da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular – FUNADESP, é feita vinculada à minha disciplina de Legislação e Ética Publicitária da graduação. O propósito maior é avaliar a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR, especificamente em campanhas publicitárias desenvolvidas e veiculadas na nossa região”, explica o docente.

Ele conta que os alunos do curso são divididos em grupos de trabalho – as agências experimentais – e desenvolvem, primeiramente, pesquisas teóricas e bibliográficas sobre ética e legislação no Brasil, “incluindo a responsabilidade social das empresas”. “Então, apresentam trabalhos dentro dessa temática e, posteriormente, no âmbito prático, fazem levantamentos no portal do CONAR para verificarem os casos e as decisões desenvolvidas pelo Conselho ao longo desses últimos semestres”, detalha.

Até o momento, os estudantes não encontraram campanhas específicas produzidas na região, de acordo com Campos. “Assim, temos uma conclusão parcial de que talvez o CONAR, quem sabe até pela sua forma de atuação - com uma concentração maior talvez nas grandes agências e na capital do estado -, ainda não está avaliando ou verificando, amplamente e totalmente, as produções publicitárias mais do interior, mesmo porque o Conselho não é um órgão ativo plenamente na sua fiscalização. Ele mais recebe as denúncias de terceiros, apesar de ele próprio poder verificá-las. Então, pode ser que, por conta desse formato, não esteja muito atento à publicidade mais regionalizada”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. O IV JIG teve início nesta segunda-feira, dia 20, e será realizado até a sexta, dia 24. Mais detalhes estão disponíveis no endereço https://geminisufscar.com.br/jig2021.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI