202404241935

Notícias

Nova edição da revista Retratos de Assentamentos é publicada pela Uniara

Publicado em: 03/08/2021

O Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou o novo volume da revista “Retratos de Assentamentos”. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3ltGNbd.

“Essa edição traz trabalhos que compuseram as sessões e foram apresentados durante o ‘IX Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais’, que teve como tema ‘Relações campo-cidade em discussão: superando dualidades em tempos de pandemia’. A presente publicação pode ser considerada também um registro de um evento realizado de forma remota em razão da pandemia e seus desafios”, comentam a editora responsável pelo periódico, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, e o comitê editorial da publicação, formado por Dulce Consuelo Andreatta Whitaker e Henrique Carmona Duval.

Eles contam que, após o simpósio, “fizemos o convite aos autores dos trabalhos apresentados e que mais se destacaram durante as sessões, a partir de indicações dos coordenadores, para que fossem enviadas colaborações à revista”. “Os temas abrangidos pelo evento, de forma mais que entrelaçados, formam um verdadeiro emaranhado de relações, tanto no plano conceitual, cujas abstrações teóricas não dão conta de estabelecer diferenças entre eles de forma definitiva - dado o caráter dinâmico das mudanças sociais que os afetam -, quanto, principalmente, no plano factual, ou seja, na vida, no cotidiano dos atores sociais”, explicam.

A equipe acrescenta que a intenção também foi “recolocar no centro do debate a importância da existência de famílias rurais que, em pleno século XXI, enfrentam desafios político-institucionais que remontam ao século XIX e que ameaçam conquistas no plano do reconhecimento social, dos direitos e das políticas públicas”. “Os debates buscaram contemplar as perspectivas de futuro a partir das possibilidades de um projeto de desenvolvimento rural que priorize os conhecimentos, as autonomias, a soberania alimentar e estilos de agricultura sustentáveis, que sirvam de base para uma abordagem sobre a qualidade de vida e o bem viver dos camponeses e, a partir deles, da sociedade como um todo. Acreditamos que esses devem ser princípios fundamentais para se pensar a sociedade de hoje”, finalizam.

Mais informações sobre a “Retratos de Assentamentos” podem ser obtidas no endereço http://retratosdeassentamentos.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail contato@retratosdeassentamentos.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI