Notícias
TCC de Jogos Digitais da Uniara traz game educativo que envolve os cursos de Biologia e Pedagogia da universidade
Publicado em: 08/07/2021
Os estudantes da graduação de Jogos Digitais da Universidade de Araraquara – Uniara, Iago Curti Morselli Araujo e Lucas Marinho de Moraes, apresentaram o game “Celulando” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O projeto, orientado pelo professor Henrique Buzeto Galati, envolveu os cursos de Biologia e Pedagogia da instituição, e também contou com a colaboração do aluno de Design Digital da universidade, Rafael Aurelio Rufo Freitas, na parte artística.
“Trata-se de um jogo que tem como objetivo ser um material de apoio para aulas de biologia, de modo que possa reforçar, para os alunos, as aulas ministradas sobre as organelas da célula vegetal”, explicam Araujo, Moraes e Freitas.
Eles comentam que, atualmente, mais da metade da população mundial usa a tecnologia como ferramenta para distração. “Com isso em mente, faz-se necessário modernizar as salas de aula e se adaptar aos tempos modernos e, com jogos digitais, isso é possível. Esse ‘item’ pode ser uma grande ferramenta de auxílio como plataforma de apoio à aprendizagem dentro de sala, tornando as aulas mais dinâmicas e divertidas. Assim, é interessante que se tenha cada vez mais jogos digitais em salas de aula, o que pode engajar os jovens a quererem aprender mais”, destacam.
“Celulando” ainda não foi lançado em nenhuma plataforma, porém, de acordo com os estudantes, “planejamos lançar o jogo na plataforma ITCH.IO de forma gratuita, disponível para todos jogarem”. “A intenção é fazer correções de bugs e implementar novas animações e efeitos de partículas. Também temos a ideia de atualizar o jogo com possíveis novos minigames ou até mesmo novos mundos, de acordo com o tema”, revelam Araujo, Moraes e Freitas.
Galati reforça que o TCC foi realizado em coparticipação – codesign. “A cada passo, a equipe técnica da Biologia participou e, inclusive, há bastantes ideias desse grupo dentro do jogo. Isso faz seus integrantes se sentirem parte do projeto, o que impacta em uma qualidade muito maior em relação ao resultado final. Por exemplo, o jogo se passa em um local como se fosse um feudo na Idade Média, com muralhas. Foi uma sugestão da coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, que acabou resolvendo um problema que tínhamos sobre como posicionar os minigames e contextualizá-los”, recorda-se o orientador.
Teresa, por sua vez, conta que “faz muito tempo que temos o desejo de fazer essa parceria”. “Em 2020, tivemos a felicidade de conhecer o professor Henrique, apresentado pelo coordenador do curso de Jogos Digitais, Juliano Marcello. Fizemos um convite aos alunos da Biologia que, na ocasião, estavam trabalhando o projeto ‘Biologando’, para participarem dessa parceria, e o grupo que trabalhava o tema ‘citologia’ aceitou. Os integrantes sugeriram trabalhar a célula vegetal e, assim, foram realizadas várias reuniões, com muitos aprendizados. Participaram dessas reuniões alunos e docentes dos cursos de Jogos Digitais, Biologia e Pedagogia. Somos uma equipe multidisciplinar”, destaca.
O próximo passo, segundo a coordenadora, é “montar um tutorial para auxiliar professores do ensino fundamental a fazerem uso, além de aplicar o game em alguma escola”.
Outra docente de Biologia participante do “Celulando”, Ana Carolina Buzzo Marcondelli, que também é Professora Coordenadora de Agrupamento de Escolas – PCAE, cargo da Secretaria Estadual de Ensino, aponta que, “dentro de sala de aula, no ensino básico, sentimos uma grande necessidade de levar ao aluno uma prática sobre o que é visto na teoria”. “No caso do jogo, há associação da prática com o que as crianças adoram: jogar. Elas acabam aprendendo com a diversão”, diz.
Também integrante da equipe técnica da Biologia, a professora Maria Betanea Platzer, que atua na área pedagógica, salienta que o projeto multidisciplinar “favoreceu a elaboração de um jogo digital direcionado a alunos do ensino fundamental - anos finais -, focado na temática ‘célula’”. “Organizar uma atividade dessa natureza exige planejamento, pesquisas, estudos e conhecimentos de várias áreas, reforçando a importância da parceria dos vários cursos. Entre as possibilidades de desenvolvimento desse projeto, ressalto a elaboração do TCC que, sem dúvida, poderá futuramente ser aplicado em sala de aula por professores que trabalham especialmente com a disciplina ‘Ciências’”, ressalta.
Nesse processo, Maria Betanea também destaca “o valor de se trabalhar em uma perspectiva dialógica, favorecendo, no caso da presente proposta, práticas educativas instigantes e inovadoras”.
O aluno do terceiro ano de Biologia, Matheus Heiderich Moreno, também participante do projeto, afirma que a parceria entre as graduações é “maravilhosa”. “Os cursos possuem muitas coisas boas para compartilharem. Já aprendi muito com eles e espero que eles também tenham aprendido conosco. Fico ainda mais feliz por saber que estamos fazendo um jogo educativo, que ajudará as crianças no aprendizado e também o professor na dinamização das aulas”, alegra-se.
O técnico de laboratório, Eduardo Alves Donato, outro membro da equipe técnica de Biologia, também aprovou a ideia do TCC multidisciplinar. “Achei interessante trabalhar com o pessoal do curso Jogos Digitais, especialmente porque tenho o hábito de jogar no computador, e pude acompanhar desde o início como é a criação de um jogo. Além disso, é muito importante para os alunos a realização de trabalhos multidisciplinares, e a junção das graduações nos proporcionou essa experiência”, finaliza.
Informações sobre os cursos de Jogos Digitais, Biologia e Pedagogia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Últimas notícias:
- 25/09/2026 - Alunos de Estética e cosmética da Uniara participam de minicurso sobre IA;
- 25/09/2026 - Uniara promove rodas de conversa sobre saúde mental com seus colaboradores;
- 25/09/2026 - CIEPesquisa Uniara promove seu XXI Congresso de Iniciação Científica em outubro;
- 25/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do XXXIII Congresso Brasileiro de Nefrologia;
- 25/09/2026 - Clínica de Odontologia da Uniara realiza atendimentos de urgência e emergência ;
- 25/09/2026 - Clínica–Escola de Medicina Veterinária de Matão oferece atendimentos a cães e gatos;
- 25/09/2026 - Feira de Oportunidades Industriais Lupo-Uniara é considerada um sucesso;
- 25/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 24/09/2026 - Pedagogia da Uniara promove 1ª roda de conversa sobre o papel do coordenador pedagógico no ensino fundamental e na EJA;
- 24/09/2026 - Docente de Medicina da Uniara participa do LXI Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia;
- 24/09/2026 - Docente e alunas de Psicologia da Uniara realizam ação sobre saúde mental ;
- 24/09/2026 - Docente do Mestrado em Ciências Odontológicas da Uniara ministra palestras no 8º Congresso Full Face Europa 2026;
- 24/09/2026 - Biotecnologia da Uniara promoveu seu minicurso sobre Microbiota Intestinal e Probióticos na saúde animal;
- 23/09/2026 - Alunos de Fisioterapia e Nutrição da Uniara participam da capacitação do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil;
- 23/09/2026 - Parceiros da Escola da Uniara recebe alunos do ensino fundamental;
- 23/09/2026 - Pós-Graduação em DTMA da Uniara promove seminário de integração sobre a Conferência mundial de reforma agrária 2026 e o desenvolvimento sustentável no Brasil ;
- 23/09/2026 - Biotecnologia da Uniara promove palestra sobre células modificadas com receptor antigênico quimérico com foco em doenças infecciosas ;
- 22/09/2026 - Medicina da Uniara promove o Med Experience ;
- 22/09/2026 - Biotecnologia da Uniara promove seminário geral sobre Biotecnologia aplicada a alimentos ;
- 22/09/2026 - Uniara continua com inscrições abertas para o processo seletivo do primeiro semestre de 2027;
Busca
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)




