202403280615

Notícias

Docente e egressa de Design Digital da Uniara promovem live sobre gamificação na educação

Publicado em: 01/07/2021

A professora e a egressa do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil e Gabrielly Vicente, promovem a live “Gamificação na Educação: Perspectivas e Desafios”, por meio da Interaction Design Association – IxDA, da qual são integrantes. A atividade será realizada no dia 16 de julho, a partir das 19h30, com transmissão pelo YouTube – www.youtube.com/ixdasaocarlos. O público poderá participar com perguntas e comentários.

Os convidados do evento são o doutor em Gamificação Aplicada à Educação e pós-doutorando na Universidade de Durhan, Armando Toda, e o doutorando em Gamificação Aplicada à Educação e professor da Faculdade da Indústria de Londrina, no Paraná, Luiz Rodrigues.

“É um tema que interessa aos docentes de todas as áreas. Nossa live será sobre os jogos na educação e como o design de interação pode contribuir com essa abordagem mais ativa nessa área. ‘Design de Interação’ é a disciplina que eu leciono nos cursos de Design Digital e Jogos Digitais e, nela, abordo as etapas ou fases do desenvolvimento de uma solução - descobrir, empatizar, entender o problema; definir, idealizar; prototipar, testar e refinar”, explica Adeline.

Ela comenta que, no campo da educação, “um bom design da experiência de ensino-aprendizagem - que passa não apenas pelo design das ferramentas que vão mediar esse processo, mas também pelo design das dinâmicas que vão acontecer ali -, é fator decisivo pra que o processo funcione bem para todos os envolvidos”.

“Hoje em dia, existem os chamados ‘jogos sérios’, criados geralmente para treinamentos e utilizados na indústria e no campo da educação, de um modo geral. O profissional de User Interface design/User eXperience design - UI/UX design será cada vez mais requisitado para melhorar essas experiências de ensino-aprendizagem. Essa sigla vem sendo bastante utilizada na área de design digital. É assim que os recrutadores buscam as habilidades dos candidatos às vagas na área de design de interação e design de mídias interativas, como aplicativos, plataformas digitais e jogos, entre outros”, detalha Adeline.

Também tem crescido, de acordo com ela, o interesse em metodologias mais ativas na educação, “como jogos, sala de aula invertida e aprendizado baseado em projetos, sem contar o aumento do ensino híbrido, por meio do qual as aulas presenciais são combinadas com atividades mediadas pelas tecnologias de comunicação”.

Adeline aproveita para mencionar que a IxDA é uma organização apoiada por voluntários, dedicada a popularizar o design de interação, totalmente sem fins lucrativos, e tem mais de duzentos grupos locais pelo mundo. “O nosso capítulo - grupo local - existe há dez anos, mas o trabalho das lives é recente. Temos mantido uma por mês”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a IxDA estão disponíveis no site https://ixda.org.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI