202404250330

Notícias

Na disciplina de Matemática, alunos de Engenharia Agronômica da Uniara desenvolvem atividade prática de avaliação de crescimento de plantas

Publicado em: 23/06/2021

Os estudantes do segundo ano do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara fizeram uma atividade prática relacionada à plantação de cultura, na disciplina de Matemática, ministrada pela professora Jaqueline Pesciutti Evangelista.

“Na disciplina, os alunos retomam conceitos de funções, mas com um olhar mais aprofundado na área da Engenharia Agronômica, relacionando variáveis como tempo de crescimento, produção e custos, dentre outras. No início, apresentei essa atividade na qual deveriam escolher uma cultura, pesquisar sobre ela e sobre as recomendações quanto ao uso de fertilizantes, plantar, acompanhar seu desenvolvimento, com e sem adubação, em proporções de dose recomendada, assim como diluídas e, por fim, analisar graficamente os resultados obtidos, relacionados às funções estudadas durante a disciplina”, explica Jaqueline.

Ela destaca que “os resultados apresentados foram fantásticos”. “Mesmo em isolamento, os alunos conseguiram se reunir, de maneira remota, e apresentaram os resultados em formato de workshop, com a utilização ferramentas do Google for Education”, detalha.

Uma das estudantes, Josequeli Natividade Pereira da Silva, conta que o trabalho de seu grupo foi sobre a avaliação do crescimento do rabanete em diferentes adubações. “Antes de iniciarmos a parte prática, fizemos uma pesquisa sobre a cultura do rabanete e quais adubações eram necessárias para o seu bom desenvolvimento. Em nossas pesquisas, encontramos artigos que demonstravam o desenvolvimento do rabanete tanto com adubos químicos, quanto com adubos orgânicos. Diante de tais pesquisas, optamos pela utilização dos dois tipos”, relata.

De acordo com Jaqueline, a partir disso foi realizado o plantio em vasos com substrato. “Avaliou-se a altura da planta sob diferentes dosagens de adubo orgânico e adubo químico”, completa a docente.

A avaliação do crescimento das plantas de rabanete foi realizada durante 26 dias, segundo Josequeli. “Ao final desse período, observou-se que as plantas em substrato com adubo orgânico apresentaram maior altura que as demais”, detalha.

A atividade, em sua visão, foi muito interessante “porque nos proporcionou um crescimento acadêmico em vários aspectos”. “Além de aprendermos sobre os tratos culturais do rabanete, o uso da Matemática foi fundamental para atingirmos os resultados obtidos”, finaliza a estudante.

Além de Josequeli, o trabalho foi realizado por Fernando Cesar Gonçalves (quinto ano), José Edson dos Santos, Laís Fernanda Delphino, Marcos Fernando Ferreira Lima, Mariana Hellen Higino, Rafael Presa da Silva e Ronivaldo da Silva.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI