202107262039

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Coordenadora do NAT da Uniara fala sobre o turismo pós-pandemia

Publicado em: 22/06/2021

Não é segredo que o setor de turismo é um dos mais prejudicados pela pandemia de coronavírus – Covid-19. Ainda que alguns países comecem a superar o problema, diversas restrições devem permanecer no setor. A coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas – NAT da Universidade de Araraquara – Uniara, Nádia Pizzolitto, fala sobre as tendências do turismo pós-pandemia.

“O mercado já está diferente. Agora, a ideia é que os deslocamentos sejam mais curtos, com a valorização das cidades que sejam próximas àquelas de residência. Trata-se de uma oportunidade para aproveitar e conhecer mais o próprio estado, ou os estados mais próximos. É um facilitador de deslocamento, onde, consequentemente, as viagens podem se tornar mais curtas e, com isso, movimenta-se a questão econômica da forma mais segura possível”, aponta Nádia.

Outro ponto mencionado pela docente é o destino relacionado ao lazer “e, conjuntamente com isso, à natureza, ao meio ambiente e ao ar livre”. “Mais abertos e próximos ao meio ambiente natural, são deslocamentos também propícios para o turista, onde não há aglomeração e locais fechados”, explica.

Concomitante a isso, segundo a coordenadora, existe a relação com os destinos aonde o turista “realmente vá para se divertir”. “Hoje, a tendência de turismo de negócios, ou relacionado à parte educacional, quando havia os deslocamentos para congressos e outras reuniões, já está distinta com a questão online. Então, a proposta é que se tenha mais distanciamento e, consequentemente, a busca pelo ambiente aberto – trilhas, passeios ao ar livre etc. - e o aproveitamento do espaço para o lazer”, reforça.

É preciso também, na visão de Nádia, uma organização – “como já está acontecendo” – no que se refere “ao Governo Federal e o Selo do Turismo, quanto à responsabilidade dos cuidados que alguns órgãos já estão tomando para receber o turista, como aferição de temperatura e o uso do álcool em gel, além de se ter um médico próximo e outras medidas de segurança”.

Dessa maneira, “é possível que o turista tenha um pouco mais de descanso mental para isso”. “Existe uma pesquisa na qual foi verificado que uma das preocupações, hoje, para o turista se deslocar – a motivação para ele sair de casa – é que vá a um ambiente seguro. Então, todas as regras implementadas pelo o setor de hotelaria e alimentação são essenciais para que isso aconteça”, finaliza.

Informações sobre o NAT da Uniara podem ser obtidas nos endereços  www.uniara.com.br/nat e www.facebook.com/natuniara, pelo telefone (16) 3301-7328 ou pelo e-mail nucleoturismo@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI