202403290457

Notícias

Coordenadora do curso de Serviço Social da Uniara destaca o Dia do Assistente Social, celebrado neste sábado, dia 15

Publicado em: 14/05/2021

Neste sábado, dia 15 de maio, é comemorado o “Dia do Assistente Social”. A coordenadora do curso a distância de Serviço Social da Universidade de Araraquara – Uniara, Natalia Ferrari Vedroni, destaca a data e a importância do profissional, especialmente durante a pandemia.

“A profissão passou por movimentos importantes, que marcaram sua trajetória, sendo que os profissionais da área atualmente vêm mostrando um significativo papel, principalmente no contexto da pandemia de coronavírus - Covid-19. São mais de oitenta anos de história em busca da garantia de maior autonomia e defesa dos direitos dos usuários dos mais diversos serviços, pois o assistente social está inserido em muitas áreas profissionais, como saúde, justiça, previdência, educação e assistência, entre outros”, destaca Natalia.

Ela comenta que “seguimos em um momento muito difícil, que é a questão da pandemia, onde as batalhas travadas por todos está muito complicada, mas para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, isso se torna ainda mais desafiador”. “Dessa forma, o papel do assistente social passa a ser essencial junto a essas pessoas, pois as mais pobres continuam sendo as mais atingidas pelo coronavírus e, em nosso país, temos uma situação de alerta devido à população não ter sequer acesso a determinadas políticas públicas de saúde, que são essenciais neste momento, o que consequentemente aumenta o risco de contaminação e disseminação do vírus”, alerta.

Nesse contexto, a atuação do profissional da área passa a ser fundamental, segundo a docente, para viabilizar o acesso dessas pessoas a serviços como assistência, saúde e previdência, entre outros benefícios “que contribuem para manutenção própria e de suas famílias, tendo em vista o aumento do desemprego”. “Essa questão do acesso é algo extremamente importante, pois muitas pessoas não têm o conhecimento dos seus direitos, e nós, assistentes sociais, que prezamos pela luta por uma sociedade mais justa e igualitária, auxiliamos nesse entendimento”, explica.

Os desafios diários são muitos, de acordo com Natalia, “principalmente porque fazemos parte da equipe que atua na linha de frente do combate à Covid-19. As situações causadas pela pandemia são diversas: a cada dia, enfrentamos desafios diferentes e, sendo assim, o profissional passa a ter dinâmica e capacidade de reinventar-se diante das novas situações do dia a dia, com o intuito de preservar a autonomia dos usuários frente ao cenário de tanta desigualdade social e falta de acesso a recursos básicos”, aponta a coordenadora.

O cotidiano do assistente social é repleto de diferentes tarefas e questões. “Já fazem parte da nossa história as lutas e persistências em nossos ideais e, sendo assim, espero que esse sentimento de determinação permaneça dentro de cada profissional que está atuando na linha de frente. Cada um de nós sabe - e com certeza tem - uma história sobre a diferença que fazemos na vida da população atendida”, diz a professora.

O resultado de tanto esforço é bastante compensatório para Natalia. “O sentimento de gratidão que muitos têm em relação ao trabalho do assistente social é, sem dúvidas, um reconhecimento que não tem preço. Como dito, tenho certeza que cada profissional tem uma história vivenciada marcante, bem como nossos futuros assistentes sociais que, a cada disciplina aprendida, motivam-se a iniciarem essa prática profissional, que já passou por tantas modificações, em busca de trazerem para a sociedade a importância de pensarmos estratégias que possam, de fato, fazer a diferença na vida da população usuária dos mais diversos serviços de atuação do profissional”, declara.

Natalia finaliza parabenizando todos os assistentes sociais, e os professores e alunos do curso, “por estarem unidos na causa”.

Informações sobre o curso a distância de Serviço Social da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /