202403291251

Notícias

Curso de Enfermagem da Uniara promove sua XXI Semana de Estudos

Publicado em: 14/05/2021

O curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promove a “XXI Semana da Enfermagem”, que será realizada no formato online na próxima terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de maio, a partir das 19h30, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube – www.youtube.com/rsuniara. Os interessados devem se inscrever pelo endereço http://virtual.uniara.com.br/eventos/280.

“Vamos seguir o tema da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn – ‘O trabalho em Enfermagem no contexto de crise’ -, ressaltando todas as questões que envolvem esses profissionais na linha de frente no combate ao coronavírus – Covid-19. Teremos dois eixos temáticos: ‘Em defesa da sustentabilidade do SUS na saúde da vida em sua diversidade’ e ‘O desenvolvimento dos profissionais de enfermagem, com foco na gestão e liderança’”, detalha uma das organizadoras do evento, a professora da graduação, Aline Natalia Domingues.

Ela conta que a ideia foi promover a semana de estudos em maio, em função do “Dia Internacional da Enfermagem”, celebrado na última quarta-feira, dia 12. “Trata-se de uma data acordada pela Organização Mundial da Saúde, em comemoração ao profissional enfermeiro, que homenageia o nascimento de Florence Nightingale, a precursora da enfermagem moderna”, explica.

Em relação à pandemia, o trabalho dos enfermeiros tem ganhado destaque mundial, de acordo com a docente. “Temos ainda dificuldades em relação ao número de enfermeiros no mundo, o que revela a necessidade de termos mais profissionais capacitados para atuarem. Eles têm sido destaque por estarem 24 horas por dia ao lado do paciente e enfrentarem os desafios da pandemia, seja na atenção primária à saúde, na área de saúde coletiva, em campanha de vacina, triagem inicial dos pacientes com sintomatologia da Covid, e até mesmo no âmbito hospitalar -cuidados intensivos de UTI ou cuidados intermediários de enfermaria -, revelando a grande necessidade e capacidade científica que precisam ter para atuarem e cuidarem desses pacientes”, destaca Aline.

A professora comenta que a enfermagem “é a grande força motriz de trabalho da área da saúde”. “O conhecimento científico e técnico, e uma boa formação acadêmica, como a que oferecemos na Uniara, proporcionam ao enfermeiro a capacitação para atuar frente a esses vários desafios. É importante o seu papel no cuidado direto ao paciente. Falamos sempre que a enfermagem é o coração de todas as instituições de saúde, pois por mais que trabalhemos de maneira multiprofissional, quem está no leito é o enfermeiro”, finaliza.

Além de Aline, as outras integrantes da comissão organizadora da “XXI Semana da Enfermagem” da Uniara são: Creusa Aparecida Meirelles (coordenadora do curso), Amanda dos Santos Oliveira, Ângela Aparecida Costa, Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira e Lucilei Cristina Chiodi.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 


Programação

18/05, terça-feira – Palestra “Em defesa da sustentabilidade do SUS na saúde e da vida em sua diversidade”, com a secretária municipal de Saúde e docente do curso de Medicina da Uniara, Eliana Honain

19/05, quarta-feira – Palestra “Desenvolvimento dos profissionais de Enfermagem com foco na liderança”, com a professora associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP-USP, Andrea Bernardes

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI