202404251010

Notícias

Professora de Design Digital da Uniara aborda tecnologias cívicas em live nesta sexta, dia 14

Publicado em: 13/05/2021

A professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil, participará da live “Panorama sobre tecnologias cívicas – Civic Tech” nesta sexta-feira, dia 14 de maio, a partir das 10h30, com transmissão pelo Google Meet - http://twixar.me/Nstm.

“O conteúdo é um panorama sobre tecnologias cívicas, um termo abrangente que se refere a ferramentas e um conjunto de práticas para melhorarem a relação entre o povo e o governo. Servem para melhorar a comunicação, tomada de decisão, prestação de serviços e processo político. Geralmente envolvem tecnologias digitais, sendo que muitas delas mantêm redes e comunidades, e algumas empregam dados. Essas iniciativas podem vir da sociedade civil, do governo, de organizações privadas e cidadãos individuais”, explica Adeline.

Ela detalha que, entre os objetivos das tecnologias cívicas, estão: melhorar a qualidade de vida, promover um futuro e ambiente sustentáveis, resolver problemas sociais e fortalecer a democracia e as funcionalidades governamentais. “Vou mostrar os projetos de civic tech (tecnologias cívicas) com os quais tenho me envolvido nos últimos cinco anos”, revela.

O mais recente projeto, intitulado “Cuidando do meu Bairro”, tem o objetivo de promover a transparência, prestação de contas e responsabilização”, de acordo com a docente. “Ele auxilia no acesso à informação sobre o orçamento público e sua tradução à população em geral - www.cuidando.vc”, diz.

Essa ferramenta, de acordo com Adeline, tem sido desenvolvida de forma participativa entre o ator acadêmico, o Colaboratório de Desenvolvimento e Participação - Co:Lab da USP, do qual faz parte atualmente, e o Observatório Social Brasil - SP, “uma organização não governamental formada por voluntários, sem fins lucrativos, que ajuda não apenas a criar as ferramentas e disponibilizar os dados de uma forma mais acessível, mas também a discutir e fiscalizar as políticas públicas em si”.

A live é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia – PPGMiT da Unesp.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI