202404200900

Notícias

Aluna de Fisioterapia da Uniara analisa, em TCC, a influência terapêutica do método de treinamento proprioceptivo no equilíbrio postural

Publicado em: 19/03/2021

A aluna do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Fernanda Letícia Lotti, apresentou, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudo “Análise de influência terapêutica do método de Treinamento Proprioceptivo no Equilíbrio Postural”, orientado pelo professor Maurício José Falcai e coorientado pelo docente André Capaldo Amaral.

“Realizei uma pesquisa de iniciação científica, que foi transformada no TCC. O objetivo foi avaliar a influência de um protocolo de treinamento proprioceptivo no equilíbrio postural em indivíduos saudáveis e sedentários. Os resultados sobre o equilíbrio estático e dinâmico das participantes foram registrados para uma análise estatística descritiva, com a finalidade de se estabelecer um parâmetro comparativo para ver que modificações foram geradas a partir do treinamento proprioceptivo. De acordo com os resultados obtidos, sugerimos que esse treinamento apresenta um resultado positivo no equilíbrio postural estático e dinâmico”, relata Fernanda.

Para sua pesquisa, ela conta que foram selecionadas quatro voluntárias, mulheres, com faixa etária de dezoito a trinta anos de idade, sedentárias, clinicamente saudáveis e sem histórico atual de lesões. “Elas foram submetidas ao treinamento proprioceptivo em duas fases. Uma semana antes do início desse treinamento e uma semana depois do final da fase I, foram avaliados o equilíbrio postural estático e o equilíbrio postural dinâmico. O mesmo procedimento foi aplicado para a fase II. As voluntárias foram submetidas à familiarização dos testes que foram aplicados pelo mesmo avaliador”, explica.

As participantes foram distribuídas em dois grupos experimentais, de acordo com Fernanda. “Um não realizou nenhum treinamento proprioceptivo, e o outro, sim. Foram duas sessões por semana, durante seis semanas. A avaliação do perfil postural estático foi determinada pela estabilometria - oscilações do centro de pressão - anterior, posterior e látero-lateral, por meio do equipamento Baropodômetro Eletrônico, e a avaliação do perfil postural dinâmico foi determinada com o uso do equipamento Star Excursion Balance Test – SEBT, por meio do qual foi analisado o grau de estabilidade dinâmica”, detalha.

Fernanda destaca que, com da pesquisa, foi possível observar a importância e os benefícios do treinamento proprioceptivo no equilíbrio postural. “Contudo, houve uma diferença nos resultados observados nas avaliações do equilíbrio dinâmico, onde as variáveis do grupo treinamento proprioceptivo apresentou melhora durante as fases I e II, em comparação ao grupo controle. Cabe ressaltar ainda que o treinamento proprioceptivo proporciona benefícios consideráveis, e uma melhora na qualidade de vida e na qualidade funcional de pacientes”, afirma.

O estudo foi realizado durante a pandemia de coronavírus – Covid-19. “De início, seriam vinte voluntárias, porém, devido à pandemia, os planos foram alterados. As limitações dessa pesquisa foram principalmente em relação ao número limitado de indivíduos. Portanto, seria apropriado apoiar os resultados com novos estudos de amostras maiores. Em segundo lugar, o trabalho foi conduzido apenas em sujeitos do sexo feminino e, portanto, os resultados não podem ser generalizados para o sexo masculino”, aponta Fernanda.

Falcai, que orientou a aluna, finaliza dizendo que “o estudo contribui para informar a importância de se realizar exercícios proprioceptivos para melhorar a função sensório-motora do corpo humano”.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI