[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 04/03/2021
Dentro do projeto “Psicologia, saúde e comunidade”, o curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara dá continuidade à série de postagens de informativos sobre cuidado à saúde, elaborados pelos alunos do terceiro ano da graduação. As publicações, que agora abordam “A saúde mental do idoso”, são orientadas pela professora Daniela Ambrósio, supervisora do estágio no qual o projeto foi desenvolvido. As divulgações são feitas no Facebook e no Instagram do curso - www.facebook.com/uniarapsicologia e @psicologia.uniara -, respectivamente.
“Desde o início da pandemia, sabemos que as pessoas acima dos sessenta anos são o grupo considerado de maior vulnerabilidade ao coronavírus-Covid-19 e, consequentemente, são bastante atingidas pelos efeitos do isolamento social. Inclusive o Ministério da Saúde alerta que sejam redobrados os cuidados com os idosos neste momento”, aponta Daniela.
Ela explica que o processo de envelhecimento já é permeado por fatores que podem ocasionar desestabilização de humor e alterações comportamentais. “Acrescenta-se que, no estado de vulnerabilidade às doenças – tal qual na pandemia -, há maior risco de prejuízos à condição emocional, como aumento de ansiedade, depressão, insônia etc.”, alerta.
É importante, dessa maneira, atentar-se a alguns elementos que podem demandar a necessidade de avaliação profissional e cuidado, de acordo com a docente. “Destacamos tristeza profunda, negligência com a higiene pessoal, irritabilidade sem motivo, preocupação excessiva, recusa a se levantar da cama e mau humor, entre outros”, detalha.
O material elaborado, segundo Daniela, visa a estimular o olhar atento do idoso e de seus cuidadores para essa questão, “elencando estratégias – as chamadas ‘dicas’ – que podem contribuir para amenizar os prejuízos, como a criação ou manutenção de um rotina, a preservação dos contatos sociais - mesmo que virtuais -, a realização de exercícios físicos e de atividades de prazer - hobbies - etc”.
A professora acrescenta que, além da divulgação via Facebook e Instagram, “o grupo de alunos responsáveis pela produção dos materiais – Isabela Rodrigues, Lucas Matheus e Mariane Ventura - desenvolveu também um Guia à Saúde Mental do Idoso, que está sendo veiculado por meio de outras mídias sociais”.
A coordenadora do curso de Psicologia da Uniara, Simoni de Cássia Haddad Penteado, comenta que “é uma grande satisfação observar o empenho dos alunos em produzirem um material relevante neste momento que vivemos e que impacta o idoso e suas experiências de vida nessa faixa etária”. “A orientação dedicada e competente da supervisora Daniela contribuiu para que o projeto se efetivasse e trouxesse uma rica experiência aos estudantes, que é a de criar conteúdos relacionados às demandas da sociedade, o que amplia suas competências teórico-técnicas e o exercício de algo fundamental em sua formação: o compromisso profissional com a população”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI