202404190715

Notícias

Aluna de Enfermagem da Uniara realiza estudo sobre subsídios para famílias com idosos que precisam de auxílio em atividades

Publicado em: 02/03/2021

A aluna do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Jaqueline Bezerra Alves, apresentou o estudo “Subsídios para a família do idoso que apresenta necessidade de auxílio nas suas atividades de vida diária” como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, orientado pela professora Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira.

Jaqueline conta que a proposta foi subsidiar as famílias que contam com idosos entre seus integrantes e apresentam necessidade de auxílio, “com o objetivo de ajudarem ou organizarem o cuidado diante das dificuldades encontradas no seu cotidiano, por meio do fornecimento de informações corretas, além de atenderem aos cuidados ao idoso em seu domicílio, o que possibilita a ele a manutenção da capacidade funcional e a ajuda em sua incapacidade”. “O grau de dependência determina o tipo de cuidado prestado, e a promoção e prevenção são de suma importância para se evitar uma possível hospitalização”, explica.

A importância e a contribuição do estudo para a enfermagem e para sociedade está, de acordo com a estudante, em ajudar a enfrentar as dificuldades que o idoso e sua família encontram “nesse processo de grandes mudanças nessa fase de vida, e em como realizar os cuidados sem comprometer ambas as partes, principalmente o suporte emocional que, na maioria das vezes, é abalado”. “As mudanças trazem uma série de conflitos diante da sobrecarga de trabalho que a família encontra no gerenciamento do cuidado. Já o idoso não sabe depender de outras pessoas para a manutenção de seus cuidados diários”, aponta.

O TCC, na visão de Jaqueline, também contribuiu “para um olhar mais holístico aos cuidados prestados ao idoso e à sua manutenção ao orientar a família, esclarecer dúvidas diante das dificuldades e, principalmente, promover saúde com qualidade, direcionando o melhor cuidado a ser tomado”. “O profissional enfermeiro tem grande papel e responsabilidade de incluir medidas preventivas e condutas que servirão de suporte para a continuação dos cuidados diários”, ressalta.

Ana Maria destaca que o trabalho de Jaqueline é bastante relevante “porque poucas pessoas, inclusive profissionais, conhecem a assistência ao idoso e, no domicílio, quando algum dos membros da família se torna idoso e precisa de ajuda, eles não sabem como lidar”. “Às vezes, as melhores intenções resultam em consequências ruins, como doenças e problemas, sem que a família saiba. Então, é muito importante que os profissionais que sabem trabalhar com os idosos orientem essas famílias nos cuidados essenciais, como vestir, dar banho, fazer controle de temperatura e auxiliar na alimentação. São cuidados básicos do dia a dia, mas que são específicos para idosos”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI