202404260843

Notícias

Aluna da Uniara analisa, em estudo, o processo de formação do enfermeiro em relação à saúde do trabalhador

Publicado em: 11/02/2021

A aluna do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Letícia Cristina da Silva, analisou o “Processo de formação do enfermeiro frente à saúde do trabalhador” em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela professora Adriana Aparecida Mendes.

“O estudo teve como objetivo levantar a situação atual dos cursos de Enfermagem no Brasil que oferecem, em sua grade curricular, disciplinas com foco na saúde do trabalhador. O intuito da pesquisa foi determinar como sua segurança vem sendo implementada na proposta pedagógica das instituições que formam os enfermeiros, a fim de garantir que os profissionais da saúde se encontrem capacitados para atuarem no mercado de trabalho e capacitarem sua equipe”, explica Letícia.

Ela comenta que a equipe de enfermagem é uma das principais categorias profissionais expostas a acidentes ocupacionais. “Isso se dá pela grande manipulação de perfurocortantes e pelo contato direto com secreção e excreção dos pacientes. Portanto, é preciso a participação dos enfermeiros como educadores. As Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação de Enfermagem normatizam seis competências para a formação do futuro profissional, e uma delas é a educação permanente que, vinculada à segurança do trabalhador, garante ao profissional e ao paciente um tratamento sem risco de contaminação”, destaca.

O estudo, de acordo com Letícia, foi de extrema importância para sua futura prática profissional. “Além de ter adquiro um conhecimento aprofundado sobre o tema, pude também ampliar minha visão quanto à importância das precauções padrão e como isso interfere diretamente no tratamento dos pacientes e na saúde dos trabalhadores. Nós, futuros enfermeiros, devemos ser capacitados para orientarmos e incentivarmos o uso de medidas de proteção, prevenção e controle dentro do ambiente de trabalho, com o planejamento de práticas de treinamentos, cursos e palestras, visando a reduzir a exposição aos riscos e prevenir doenças decorrentes do trabalho”, diz.

Adriana, que orientou o TCC, reforça que adquirir conhecimentos relacionados à saúde do trabalhador no processo de formação do enfermeiro é essencial. “Isso permite que ele reflita sobre suas futuras práticas assistenciais nos diferentes níveis de atenção à saúde, em conjunto com os profissionais que compõem a equipe de enfermagem, visando a minimizar situações de risco de exposição a acidentes ocupacionais”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI