202404162052

Notícias

Integrantes do grupo de BioPolMat da Uniara participam de curso e treinamento no Instituto Biológico de Campinas

Publicado em: 11/02/2021

Integrantes do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara estiveram no Instituto Biológico de Campinas entre os dias 8 e 10 de fevereiro, onde participaram de um curso e um treinamento relacionados ao controle biológico de pragas.

“A visita teve por objetivo fazermos o ‘Curso de Controle Microbiano de Insetos – COMINT’, ministrado pelo pesquisador e professor José Eduardo Marcondes de Almeida, no qual foi possível absorver conhecimentos sobre características, mecanismos de ação, cultivos líquido e sólido, formulação e aplicação de fungos entomopatogênicos para o controle biológico”, relata um dos integrantes do grupo e aluno do curso de Farmácia da Uniara, Jean Carlos Ferreira Machado.

Ele acrescenta que também foi feito um treinamento “para realizar testes biológicos como o de controle de qualidade quali-quantitativo, que serão essenciais para o desenvolvimento dos projetos relacionados ao controle biológico no laboratório de BioPolMat”.

O líder do grupo, Hernane da Silva Barud, conta que existe um projeto que envolve o Instituto Biológico de Campinas e outros parceiros no Brasil, relacionado controle biológico de pragas, “no qual, ao invés de se utilizar um inseticida – ativo químico -, a ideia é usar um microrganismo para poder impedir o crescimento de outros”. “Isso faz parte de um projeto em rede, com o Instituto, que possui um equipamento chamado spray dryer, que está conosco em consórcio, e a nossa função é encapsular fungos usando esse dispositivo e fazer a liberação desses organismos no solo. Assim, os estudantes foram a Campinas para aprenderem sobre toda a parte de cultivo dos fungos”, finaliza.

Além de Machado, os outros visitantes da Uniara foram as alunas de Biologia, Maria Joaquina Scarpa e a Larissa da Silva, e o mestrando em Biotecnologia, Matheus Felipe Celestino.

Informações sobre o grupo de pesquisa de BioPolMat da universidade podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI