202404200740

Notícias

Aluna de Enfermagem da Uniara estuda, em TCC, o cuidado profissional relacionado ao aleitamento materno de prematuros

Publicado em: 03/02/2021

“Aleitamento materno de prematuros: evidências para o cuidado de enfermagem” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da aluna da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Daniele Maria de Souza. O estudo foi orientado pela professora Amanda Rossi Marques-Camargo.

“A importância do tema está em atrair profissionais e mães para reforçar ainda mais as orientações dadas antes da alta hospitalar e, assim, passar mais segurança sobre essa prática tão pouco realizada por mães de prematuros, e motivá-las para darem continuidade ao aleitamento, o que ajuda a diminuir a mortalidade infantil”, explica Daniele.

Ela aponta que, para o profissional enfermeiro, o TCC tem como importância a atualização das informações de forma sintetizada, “já que a última revisão integrativa é de 2009”. “É uma forma fácil e rápida para se atualizarem sobre o assunto e adquirirem mais conhecimentos e confiança sobre a prática a ser exercida”, completa.

Portanto, o objetivo da realização do estudo foi, de acordo com Daniele, “auxiliar e motivar mães de prematuros sobre o aleitamento materno, sua importância e os benefícios para a vida desse bebê”. “Durante a realização do trabalho, pode-se observar a importância das orientações que devem ser dadas a essas mães durante o pré-natal, e também das práticas que podem ser realizadas para ofertarem a dieta”, destaca.

Amanda, que orientou o TCC, comenta que o aleitamento materno é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento infantil de forma adequada. “O leite materno é importante na alimentação do recém-nascido prematuro e contribui ainda para o fortalecimento do vínculo mãe-filho, a maturação gastrointestinal, o aumento no desempenho neurocomportamental, a menor incidência de infecções e de re-hospitalização, e a melhora do desenvolvimento cognitivo e psicomotor”, ressalta.

A docente menciona que o estudo evidenciou, no entanto, que no Brasil, o aleitamento materno de prematuros “ainda se configura como um importante desafio na saúde da criança, devido ao tempo prolongado de internação após o nascimento do bebê”. “Nesse sentido, o estudo destaca a necessidade e a importância da implementação de estratégias já conhecidas para a promoção do aleitamento materno ainda durante o período de internação, como por exemplo o método canguru. A implementação de estratégias de promoção do aleitamento durante a internação do bebê possibilita também que a expectativa da amamentação no pós-alta possa ser estendida”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI