202403282133

Notícias

Fatores de não adesão a vacinação de crianças são analisados por alunas de Enfermagem da Uniara, em TCC

Publicado em: 25/01/2021

As alunas do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Patricia Nalini Bucci Teixeira e Letícia Vieira Perez, apresentaram o estudo “Fatores de não adesão a vacinação de crianças de 0 a 2 anos: um estudo bibliográfico” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela professora Ângela Aparecida Costa.

“Esse estudo evidencia a importância de o profissional enfermeiro entender os motivos que levam os pais ou responsáveis a não aderirem ao calendário vacinal da criança, o que traz a vulnerabilidade de adquirirem doenças preveníveis e possibilita impactar diretamente na saúde pública”, apontam as estudantes.

Elas mencionam que, com estudos direcionados, “pudemos identificar essas causas e realizar um plano de ação por meio da conscientização da população, para que a decisão de não vacinar seja tomada de forma consciente, em relação a todos os seus riscos e prejuízos, para tentar, assim, por meio das orientações, aumentar os índices de cobertura vacinal”.

O TCC proporcionou, de acordo com Patricia e Letícia, um olhar bem ampliado para os estudos científicos, “o que agregou muito conhecimento”. “Isso mostra principalmente a importância de sempre se atualizar, pois temos muito que aprender”, declaram.

Ângela ressalta, no trabalho das alunas, “a importância do retorno dos pais que hesitam e que, posteriormente, passam a recusar as vacinações de seus filhos, o que resulta em baixa cobertura vacinal e, o que é mais importante, no retorno das doenças preveníveis ao nosso meio”. “As coberturas vacinais vêm declinando no Brasil, sendo que nosso município sempre teve uma tradição espetacular na adesão às vacinações. Por conta de fake News e do movimento antivacina, em nível mundial, essas coberturas vêm declinando e, em 2020, por conta da pandemia de coronavírus – Covid-19 e questões de lock down, isso levou ao distanciamento ainda maior dessas pessoas que não aceitam a vacinação”, explica.

Como recado, a orientadora destaca que a vacinação já evitou a morte de milhões de pessoas. “Devemos combater esses movimentos, e o combate é aderir às vacinações, que são seguras e salvam vidas. No mundo, milhares de pessoas vivem até hoje porque foram vacinadas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI