Publicado em: 20/01/2021
A estudante de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Marta Alves de Ataíde Ferreira, analisou a “Influência da música no desempenho de corredores de rua” em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pelo professor Darwin Ianuskiewtz.
“Essa pesquisa teve como objetivo mostrar como o ritmo da música consegue, por meio de vários mecanismos, influenciar no desempenho de corredores. No trabalho, foi feita a coleta de dados por meio de dois testes de exaustão em esteira rolante. Neles, os corredores foram expostos a músicas com diferentes andamentos – ritmos -, sendo o primeiro teste com uma música mais lenta - 135 batidas por minuto - bpm -, e o segundo, com uma mais rápida - 165 bpm. A conclusão foi que a música mais rápida consegue fazer com que os corredores permaneçam por mais tempo em uma mesma velocidade”, relata Marta.
Ela conta que o trabalho também demonstrou a importância da música na continuidade da prática da atividade física, “o que evidencia que a música pode ser uma aliada na luta contra o sedentarismo ao estimular a prática de atividades físicas”. “Isso previne várias doenças relacionadas ao sedentarismo e proporciona melhor qualidade de vida para a população”, aponta.
Ianuskiewtz menciona que o estudo é relevante para a área de atuação, “pois existem poucos trabalhos que tratam do tema”. “Como pesquisa de campo, Marta buscou trabalhar com diferentes grupos de corredores, iniciantes e experientes, e com diferentes ritmos e estilos de músicas, escolhidos pelos praticantes e outro escolhido pela pesquisadora. A análise dos dados foi muito rica e mostrou que a música pode influenciar os corredores iniciantes - considerando que ainda não possuem um ritmo de corrida constante, o que promove a queda no seu desempenho por atingir o limite sob a influência da música - correram distâncias menores”, detalha.
Já em relação aos corredores mais experientes, de acordo com o docente, o desempenho não foi influenciado pelo ritmo e/ou estilo das músicas propostas para a realização dos testes, “atuando de forma positiva no aspecto motivacional para cumprir a proposta de treino”. “Assim, podemos considerar que o trabalho de pesquisa aponta para um alerta importante aos iniciantes em corridas: a necessidade de serem orientados por profissionais de educação física, que determinarão o ritmo adequado para o bom desempenho e ganhos significativos na valência física desejada, mantendo o treinamento dentro da ‘zona-alvo’ para os objetivos pretendidos”, finaliza.
Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI