202103040945

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Em estudo, aluna de Educação Física da Uniara analisa a influência da hipertrofia na flexibilidade

Publicado em: 19/01/2021

A estudante do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Patrícia Mara do Nascimento, analisou “A Influência da Hipertrofia na Flexibilidade: Uma revisão da literatura” em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pelo professor Darwin Ianuskiewtz.

“O estudo aborda a importância de se treinar hipertrofia e flexibilidade juntas, em sintonia, pois uma complementa a outra, sem qualquer tipo de prejuízo no desenvolvimento muscular. Devemos orientar melhor os alunos sobre a importância da hipertrofia e da flexibilidade, pois ainda há muita falta de informação e alguns preconceitos com o treino de flexibilidade”, aponta Patrícia.

Ianuskiewtz conta que o trabalho de pesquisa da aluna “surgiu de uma inquietação e/ou observação durante os estágios em academias, ao notar que os alunos que realizavam trabalhos de hipertrofia - aumento da massa muscular - não incluíam em suas rotinas os exercícios de alongamento e flexibilidade”. “Será que ambas não combinam em uma mesma sessão de treinos e/ou provocam dificuldades no desempenho? Diante disso e da fala dos sujeitos de que poderiam prejudicar o trabalho de hipertrofia, a pesquisadora buscou na literatura artigos científicos sobre o tema”, relata.

Após a análise dos artigos, que incluíam exercícios de hipertrofia muscular e a realização de alongamentos e exercícios de flexibilidade, “constatou-se que não há comprovação científica de que a combinação das duas atividades provoque algum prejuízo aos praticantes de musculação”. “Considerando a hipótese inicial de que poderia osasionar dificuldades a eles, os estudos demonstraram que há benefícios quando ocorre a perfeita harmonia nos treinamentos que integram as propostas de treinos de hipertrofia muscular com os exercícios de alongamentos”, afirma o orientador.

O trabalho de pesquisa de Patrícia é relevante para a área de atuação do educador físico, de acordo com Ianuskiewtz, “ao combater o mito de que os exercícios de alongamento e flexibilidade podem prejudicar o desempenho e/ou a evolução dos treinamentos de musculação que buscam o ganho de volume muscular e, da mesma forma, o ganho de volume não prejudica o índice de flexibilidade dos praticantes”.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI