202404200425

Notícias

Alunas da Uniara avaliam protótipo de serious game sobre segurança do paciente pediátrico na administração de medicamentos

Publicado em: 15/01/2021

Como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, as estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Lais Gabriele Matos e Naiara Bento Pinotti, apresentaram o estudo “Desenvolvimento e avaliação de protótipo de um serious game sobre segurança do paciente pediátrico na administração de medicamentos”, orientado pela professora Aline Natalia Domingues.

“O tema consiste no desenvolvimento e avaliação, por especialistas da área da enfermagem e tecnologia, de um serious game - jogo com objetivo educacional -, caracterizado inicialmente por cinco fases, sobre segurança do paciente pediátrico na administração de medicamentos via oral, a fim de reduzir os índices de eventos adversos relacionados ao processo de medicação e contribuir para sociedade, podendo sofrer refinamentos em estudos futuros, para posteriormente ser implementado”, apontam Lais e Naiara.

Elas afirmam que o trabalho contribuirá para a área da pesquisa e tecnologia na enfermagem, “com a diminuição dos erros de medicação na pediatria e, consequentemente, para a saúde da criança”. “Segundo o estudo, 81,9% dos especialistas da área concordaram que o jogo ajuda a diagnosticar os erros precocemente, assim como preveni-los. O game também favorece o vínculo do profissional/familiar/paciente, de modo a contribuir para uma assistência segura e de qualidade”, explicam.

O desenvolvimento do TCC, segundo as alunas, “favoreceu a expansão de nossos conhecimentos nessa área e também nos motivou a contribuir para a pesquisa”. “Além disso, fez-nos refletir sobre as diversas vertentes que essa profissão pode abranger e contribuir com a sociedade na redução de eventos adversos relacionados a medicação pediátrica e suas consequências relacionadas ao erro”, completam.

Aline relata que o objetivo do TCC de Lais e Naiara teve “o intuito de contribuir com o Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, da Organização Mundial de Saúde – OMS, com o tema ‘Medicação sem danos’, e considerando o potencial da utilização de serious games no processo educativo, deslumbrou-se a abordagem sobre segurança do paciente pediátrico na administração de medicamentos, de forma a colaborar em atividades de educação em saúde, para a promoção da cultura de segurança do paciente com as crianças, familiares e acompanhantes”.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI