202404161222

Notícias

Aluna de Educação Física da Uniara analisa a importância do profissional da área no ensino infantil

Publicado em: 15/01/2021

A aluna do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Bianca Ferrari Ruis, analisou as “Visões plurais sobre a importância da Educação Física no Ensino Infantil” como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O estudo foi orientado pelo professor Fabio Tadeu Reina. 

“As análises realizadas no decorrer da nossa pesquisa nos permitiram refletir sobre o importante papel que a educação física desempenha na educação infantil e sobre as diversas tentativas de garantir a sua presença nessa etapa de ensino. É importante que a criança dessa faixa etária tenha o maior número de experiências no que diz respeito à cultura corporal do movimento, sendo necessário trabalhar de forma específica aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social”, explica Bianca.

Ela aponta que a escola de educação infantil precisa oferecer aulas de educação física que possibilitem às crianças um rico repertório motor, por meio do brincar e de vivências lúdicas. “Essas aulas devem ser planejadas com objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino e avaliação adequados e sistematizados, e executadas como um momento de ludicidade, o que promove o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e motor de forma conjunta. Não se trata apenas de oferecer brincadeiras aleatoriamente”, ressalta.

O estudo, de acordo com Bianca, permitiu “refletir tanto sobre a valorização da educação física na educação infantil, quanto sobre o seu papel no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança dessa etapa de ensino que passa a ser reconhecido, o que representa um avanço na direção da possibilidade de se construir novas propostas que garantam efetivamente a presença da educação física e de profissionais habilitados na área, no contexto da educação infantil”.

Reina destaca que o TCC de Bianca foi de extrema relevância, “destacando-se principalmente a importância desse profissional especializado em movimento – jogos, brinquedos e brincadeiras – e na motricidade humana”. “Existe uma lacuna na educação infantil, sendo que os Centros de Educação e Recreação - CERs, as creches ou ainda as escolas de educação infantil não possuem um professor especializado de educação física que trabalhe com conteúdos específicos da área. O pedagogo assume essa postura. A Bianca foi investigar, junto a diretores e coordenadores, a percepção que eles têm da importância desse profissional nesse nível escolarização”, detalha o orientador.

Os resultados comprovaram, segundo o docente, que “eles entendem essa importância para ampliar a potencialidade motora, cognitiva, afetiva e social dos alunos já nesse nível de escolarização”. “A Bianca conseguiu trazer toda uma fundamentação teórica na análise desses dados. Então teve uma veracidade muito grande porque ela conseguiu trazer todo o referencial teórico utilizado e comprovar a importância do profissional nesse nível de escolarização, para que a aprendizagem significativa se estabeleça com a formação dessas crianças”, aponta.

O TCC trouxe, na visão de Reina, “uma reflexão para que políticas públicas sejam adotadas, para que todas as instituições e unidades escolares desse nível de escolarização tenham o profissional de educação física atuando em prol da formação dessas crianças”.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI