202403281857

Notícias

Alunos de Design Digital da Uniara desenvolvem aplicativo para auxiliar pessoas que correm o risco ou já sofreram infarto

Publicado em: 14/01/2021

Os formandos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabrielly Vicente Martins Pastor e Leonardo Corbi, estão no estágio final de desenvolvimento do aplicativo “Coração Alerta”, que tem como objetivo ajudar pessoas que correm o risco de terem um infarto ou já sofreram um a melhorarem sua qualidade de vida e evitar o problema. O trabalho foi produzido nas disciplinas de Projeto Experimental e Gestão de Projetos, ministradas respectivamente pelas professoras Fernanda de Cássia Ribeiro e Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto.

“Fizemos toda a parte de pesquisa com usuários, design e programação do aplicativo. Com esse trabalho, também incentivaremos os alunos de medicina a compartilharem seus conhecimentos com a população. O projeto está em fase final de desenvolvimento de conteúdo e poderá ser de grande valia para ajudar pessoas que já sofreram ou correm o risco de sofrerem um infarto a se recuperarem”, explicam.

Eles apontam que, além da maior prioridade, que é auxiliar esse público, a relevância também está em “usar a capacidade do profissional de design em conseguir desenvolver soluções para problemas reais enfrentados pela nossa população, já que segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte”. “Só no Brasil, trezentas mil pessoas morrem anualmente, ou seja, acontece um óbito a cada dois minutos por doenças relacionadas ao sistema cardiovascular e, dentre as doenças cardiovasculares, o infarto é a mais comum entre elas, ocupando metade dos casos, cerca de cento e cinquenta mil óbitos por ano no país. Além disso, esse projeto contribui para uma maior disseminação de conhecimento científico para a população de forma acessível”, destacam.

Grace conta que, no último ano da graduação, os estudantes desenvolvem um projeto, dentro das duas disciplinas, “com o objetivo de estarem prontos para o mercado de trabalho corporativo e acadêmico”. “O pedido feito aos alunos foi: criem uma solução para alguma necessidade da sociedade. No caso do trabalho de Gabrielly e Leonardo, o foco foi a saúde. Ambos criaram um aplicativo com o nome de ‘Coração Alerta’ para que as pessoas tenham informações para a prevenção do infarto”, resume.

Fernanda, por sua vez, detalha que os graduandos cursaram as duas disciplinas com ementas e objetivos específicos, “mas que foram ministradas em parceria com a professora Grace, tendo como intenção ampliar a formação do aluno, oferecendo-lhe a oportunidade de conhecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto e vivenciar na prática a aplicação desse estudo ao desenvolver seu projeto acadêmico”. “Durante todo o curso, os professores estimulam os estudantes a criarem projetos que possam atender as diferentes demandas da sociedade. Para o desenvolvimento do projeto final de Design Digital, incentivamos os alunos a manterem essa temática, mas cada um pode escolher sua área de estudo/interesse, dentro desta perspectiva”, esclarece.

O trabalho de Gabrielly e Leonardo, segundo a docente, é parte do estudo de um projeto em andamento na Uniara, que está sendo desenvolvido em parceria entre os cursos de Design Digital e Fisioterapia.

Os interessados no aplicativo “Coração Alerta” podem entrar em contato pelo telefone (16) 98133-7658. Outros detalhes estão disponíveis no link https://bit.ly/3oOKCqs.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI