202404200311

Notícias

Aluna de Fisioterapia da Uniara compara formas de reabilitação a distância para os membros superiores

Publicado em: 13/01/2021

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a estudante do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriele Cason, apresentou uma “Comparação da aplicação de condutas domiciliares e da telereabilitação para os membros superiores de pacientes pós-AVC: revisão de literatura”. O estudo foi orientado pela professora Ana Claudia Nunciato.

“O trabalho buscou comparar duas formas de reabilitação a distância para os membros superiores de pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral - AVC. As condutas domiciliares são orientações que os pacientes recebem para que possam dar continuidade ao tratamento em casa, sem a necessidade do fisioterapeuta presente. Já a telereabilitação é um programa realizado por meio de dispositivos de telecomunicações, como telefones, computadores etc., acompanhado remotamente pelo profissional. Por meio desse estudo, verificamos que ambos os tratamentos são eficazes e viáveis de serem realizados em um ambiente domiciliar, e capazes de proporcionar os mesmos benefícios de uma sessão de fisioterapia presencial”, explica Gabriele.

Ela reforça que, no trabalho, foi constatado que “é possível fornecer um programa de reabilitação a distância, sem que se perca a eficácia e a qualidade do atendimento”. “Isso é de extrema importância porque permite que pacientes que não têm condições de realizar um atendimento presencialmente, seja por questões geográficas, financeiras e familiares, entre outras, consigam ter acesso a esse serviço de saúde, que é acompanhado por um profissional. Além disso, essas duas condutas são opções que podem ser fornecidas aos pacientes para que haja uma continuidade do tratamento a distância, o que potencializa ainda mais os ganhos esperados”, destaca.

Gabriele agradece à orientadora Ana Claudia “por ter ajudado nesse processo do início ao fim, sempre com muita paciência, compreensão e disponibilidade”, declara.

Ana Claudia, por sua vez, menciona que a aluna é exemplar, “e foi muito correta nas etapas do processo”. “Inicialmente, faríamos uma coleta de iniciação científica, mas veio a pandemia de coronavírus – Covid-19 e resolvemos fazer a revisão de literatura, que não perdeu nada da qualidade por conta da dedicação de Gabriele”, diz.

O trabalho é muito importante para o atual momento, segundo a orientadora, “pois fala da diferença de atendimento domiciliar e de forma remota, que foi uma opção liberada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, para podermos atender os pacientes remotamente por meio de celular, por exemplo”. “Não abordamos necessariamente essa aplicação, mas estudamos as possibilidades que existem de atendimento a distância ou domiciliar. Fiquei muito feliz com o resultado do trabalho”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI