202404191427

Notícias

Aluna da Uniara é contemplada com bolsa de iniciação tecnológica e industrial por estudo sobre iogurte funcional contendo biocelulose

Publicado em: 06/01/2021

A aluna do último semestre do curso de Farmácia e integrante do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Cibele Tampellini Luiz, foi contemplada com uma bolsa de Iniciação Tecnológica e Industrial do MilkFund por seu estudo, orientado pelo líder do grupo, Hernane da Silva Barud, e coorientado por Andreia Monteiro, que concluiu seu pós-doutorado no BioPolMat.

O projeto é intitulado “BioCelFood: iogurte funcional contendo biocelulose”. “Resumidamente, será produzido iogurte, como os já comercializados, mas com o diferencial de estar enriquecido com fibras de biocelulose, que apresentam propriedades excelentes, o que aumenta o valor nutricional do alimento e mantém o gosto agradável, com o objetivo de beneficiar a população que precisa ou busca uma dieta mais saudável”, explica Cibele.

Para ela, ser contemplada com a bolsa “é mais do que um incentivo financeiro, é uma oportunidade de aprender, me desenvolver e me encontrar profissionalmente”. “Quando ingressei na graduação, meu objetivo era fazer algo que me fizesse realizada e feliz, e com essa oportunidade, vejo que fiz a escolha certa e estou cada dia mais próxima de concretizar meu sonho”, declara.

Barud conta que a bolsa foi concedida por meio de “um edital especial, que envolve a Uniara, o Instituto Sua Ciência - ISC, que funciona como uma Organização Não Governamental – ONG e financia o projeto por meio de doações, e o Inovaleite, que também é um instituto que busca desenvolver tecnologias para o leite”. “O que trabalharemos são tecnologias voltadas a ele e seus derivados. Vamos produzir iogurtes com baixo teor calórico, usando as fibras de celulose”, reforça.

Em relação ao processo seletivo da bolsa que foi concedida a Cibele, a idealizadora do ISC, Juliana Fedoce Lopes, detalha que “fizemos um processo de avaliação no qual encaminhamos os projetos a outros pesquisadores da área, que os avaliaram de acordo com os critérios do edital, e então atribuíram uma nota a cada um”. “Portanto, Cibele foi classificada de acordo com os critérios de avaliação do projeto, seu currículo e o do professor Hernane, e critérios de ações afirmativas”, completa.

Juliana menciona que o “ISC é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2018, com objetivo de ser uma alternativa de fomento a cientistas no Brasil”.

Informações sobre o BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Detalhes sobre o ISC e o Inovaleite estão disponíveis, respectivamente, nos sites https://suaciencia.org e www.inovaleite.com.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /