202403281911

Notícias

Projeto de centro de convivência intergeracional é apresentado em trabalho de aluna de Arquitetura da Uniara

Publicado em: 22/12/2020

A proposta de um “Centro de Convivência Intergeracional, a criança e o idoso” foi apresentada pela estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Isadora Chiquiteli, em seu Trabalho Final de Graduação – TFG, orientado pelo professor Joel Venceslau.

“O projeto propõe um equipamento que atenderá, durante o dia, as duas gerações simultaneamente. Oferecerá atividades recreativas e educacionais, dança, música, narração de histórias, almoços coletivos, costura, pintura e artesanato, entre outras opções. O Centro de Convivência acredita que essas atividades, quando juntas, contribuem para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento das duas gerações”, aponta a aluna.

Ela conta que o local comportará idosos de sessenta a 85 anos funcionalmente independentes, e crianças de quatro a doze anos. “Essas duas faixas etárias necessitam de maior atenção da sociedade e do governo. Eles poderão trocar muitas experiências e compartilhar histórias, o que faz com que os mais jovens se interessem pelas histórias contadas pelos idosos e tenham uma noção do tempo. Com isso, aceitam as pessoas com algum tipo de limitação, o que diminui, assim, o preconceito em relação à população idosa”, explica.

No TFG de Isadora, Venceslau destaca “a busca pela permeabilidade e fluidez das circulações entre espaços públicos e privados, fazendo com que o projeto se sobreponha à escala do edifício e interfira de forma muito interessante no entorno urbano”. “Também há uma preocupação com a implantação do edifício com pátios internos, o que atinge a memória afetiva dos usuários, de modo a sugerir o uso e a apropriação desses ‘quintais de casas de avós’”, complementa o orientador.

A proposta apresentada pela estudante, na visão do docente, é atual e muito relevante, “pois toca diretamente em dois assuntos críticos em nosso modelo social: o cuidado com as crianças e com os idosos”. “Propõe, por meio de um edifício que oferece condições, equipamentos e espacialidades básicas, para que essas duas gerações possam se encontrar e uma cooperar com a outra para um digno desenvolvimento social e humano”, ressalta.

Em relação ao empenho de Isadora no trabalho, Venceslau finaliza dizendo que a graduanda foi focada e entrosada com o tema, “e aceitou os desafios propostos na busca por apresentar a melhor solução possível, considerando essa fase de projeto proposto”.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI