202403292109

Notícias

Alunos de Medicina da Uniara promovem projeto solidário para ajudar hospital e lar escola

Publicado em: 03/11/2020

A Liga Acadêmica de Pediatria - Laped, a Liga Acadêmica de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos – LATACP e o Programa de Auxílio Social – PAS, do Diretório Acadêmico da Medicina Uniara – DAMU, todos do curso de Medicina da Universidade de Araraquara, promovem o projeto de extensão “Um Olhar Cuidadoso”, que visa à arrecadação de produtos e alimentos para ajudar o hospital Amaral Carvalho, de Jaú, e o Lar Escola Rita Maria de Jesus, de acordo com aluna do módulo 4 da graduação, integrante da LATACP e relações externas do DAMU, Sophia de Andrade Cavicchioli.

“A extensão possibilita um enriquecimento na formação acadêmica dos alunos e tem por objetivo maior promover benefícios à comunidade. Dessa forma, escolhemos o hospital e o lar escola para serem beneficiados durante os seis meses do projeto. Estamos com setenta alunos participando da ação e temos como objetivo arrecadar leite integral para o hospital, e alimentos, roupas, produtos de higiene, limpeza, brinquedos e objetos que possam ser vendidos em bazar, para o lar escola”, explica Sophia.

Ela menciona que o hospital é uma instituição referência em oncologia e transplante de medula óssea, e que as arrecadações de leite integral serão voltadas à oncopediatria. “Já o lar escola tem caráter filantrópico e atende crianças e adolescentes de ambos os sexos, de seis a catorze anos. Oferece alimentação - café da manhã, almoços e o lanche da tarde - e recebe apoio e ajuda para realização das tarefas escolares. As crianças têm acesso a arte, informação e lazer”, detalha.

Para captação de recursos para o lar escola, “eles realizam vários eventos e arrecadações de alimentos, roupas, sapatos, utensílios domésticos, produtos e limpeza e de higiene”. “Possuem também um brechó próprio, que é abastecido com essas doações, e promovem eventos que objetivam a arrecadação de dinheiro para sua manutenção, como a venda de comidas, por exemplo. Eles fazem feijoada, bolos, cuscuz e rondelli, entre outras opções. Durante a pandemia, tem sido uma das formas de sustento da instituição, e nosso projeto tem ajudado na divulgação dessas vendas também”, comenta Sophia.

Ainda em relação à pandemia, ambas instituições foram prejudicadas e contam com o voluntariado para se manterem, segundo a estudante. “Possuímos também uma conta bancária para aqueles que querem ajudar financeiramente, e todo dinheiro arrecadado é convertido nas principais carências de cada instituição no mês vigente”, conta ela.

O projeto tem dado certo, na opinião de Sophia. “Estamos muito felizes com o resultado. Percebemos que, mesmo com uma situação mais complicada como a da pandemia, ainda podemos contar com a empatia e solidariedade das pessoas. É muito gratificante saber que estamos fazendo pelo menos um pouco para ajudar. Os sorrisos e palavras de agradecimento que recebemos a cada dia de entrega das arrecadações nos motivam a continuarmos nessa jornada e, com isso, temos intenção de estender o projeto para os próximos anos, estruturando-o cada vez melhor, para alcançarmos outras instituições e, assim, fazermos cada vez mais o bem. E, quando possível, pretendemos participar de atividades e eventos presenciais que levem entretenimento e auxílio para quem precisa”, diz.

As doações devem ser feitas na rua Voluntários da Pátria, 1401, apartamento 91. Já quem prefere contribuir com dinheiro, pode fazer depósito no Nubank - Agência 0001, conta 12387008-3, em nome de Ana Laura Sinico - CPF 449.114.968-27. Os interessados em conhecer mais e ajudar o projeto “Um Olhar Cuidadoso” podem acessar o Instagram - @umolharcuidadoso -, “onde postamos fotos e informações conforme nosso desenvolvimento”. “Convidamos todos a conhecerem-no”, finaliza Sophia.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI