202011251948

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Diagnóstico por imagem é tema de palestra online de grupo de Medicina Veterinária da Uniara

Publicado em: 16/10/2020

O Grupo de Discussão Integrada Digital – Integravet do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara promove, para os alunos da graduação, a palestra online “Desvendando o diagnóstico por imagem em grandes animais” neste sábado, dia 17 de outubro, a partir das 17h, com transmissão pelo Google Meet. A atividade será ministrada pela docente do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS, Laís Melicio Cintra Bueno.

“Sempre visando ao melhor para o paciente e lembrando que os animais tornam limitadas algumas informações sobre o quadro clínico, os exames complementares são muito importantes e fazem parte da rotina do médico veterinário. Os exames por imagem auxiliam no diagnóstico preciso, investigam a anatomia e o funcionamento dos tecidos de forma não invasiva, e determinam lesões, traumas e patologias que possam acometer o animal, de forma rápida e indolor”, explica a convidada.

Ela menciona que são procedimentos que servem para observar partes internas do organismo, “de maneira a apoiar diagnósticos ou abordagens terapêuticas e identificar padrões e anormalidades”. “Dependendo do procedimento, podem fornecer imagens estáticas ou em movimento, a exemplo das imagens radiográficas e ultrassonografias”, completa.

A palestra, de acordo com Laís, tem como objetivo ressaltar a importância dos exames “e abordar o uso e as diferentes aplicações para os exames em imagiologia, casos específicos e as diferenças de cada tipo de exame por imagem em animais de grande porte, além das informações e dos resultados oferecidos, o que exemplifica lesões e diagnósticos de diferentes doenças, posicionamento e uma boa conduta do exame para que tenha resultados satisfatórios”.

Para um bom entendimento dos resultados desses exames, a professora aponta que o médico veterinário deve ter absoluto conhecimento anatômico do seu paciente “e, com essa finalidade, haverá uma pequena revisão, de forma introdutória, da anatomia básica dos animais abordados”. “Serão apresentadas as principais afecções clínicas do sistema locomotor, osteíte, ossificação da cartilagem alar, doença articular degenerativa, fraturas, luxação, laminite, osteocondrose, osteocondrite, artrite, sasamoidite e exostose, com exemplificações e resultados de casos reais, ocorridos em equinos e ruminantes, e as características de cada uma das patologias mencionadas”, detalha.

Laís finaliza dizendo que a palestra propõe um incentivo para os alunos que pretendem seguir nesse segmento “ao abordar os referidos conteúdos de forma complementar, o que pode despertar maior interesse pela possível área de atuação, além de solucionar dúvidas quanto aos assuntos relacionados às patologias, aos resultados e ao uso do diagnóstico por imagem em equinos e bovinos”.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI