202403280858

Notícias

Grupo de Medicina Veterinária da Uniara promove palestras online neste sábado, dia 17

Publicado em: 14/10/2020

O Grupo de Estudos e Imersão em Pequenos Animais – GEIPA, do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, promove duas palestras online neste sábado, às 10h e às 14h, respectivamente. A primeira será ministrada para os estudantes da graduação, e a segunda será aberta ao público, com a divulgação do link de transmissão pouco antes de seu início - ambas pelo Google Meet.

A atividade das 10h, intitulada “Introdução à insuficiência cardíaca congestiva”, será ministrada pela terceiranista Millena Bezerra de Melo Nascimento. “A aluna escolheu o tema sobre Insuficiência Cardíaca Congestiva - ICC por ser uma síndrome que engloba conceitos básicos para seu entendimento, como o funcionamento e a anatomia do coração, pois a palestra será apresentada para os estudantes de todos os anos”, explica a professora do curso, Ana Carolina Silva.

Ela menciona que a ICC “é um processo crônico em que o coração é incapaz de bombear o sangue necessário para atender às demandas metabólicas do organismo”. Os mecanismos compensatórios, como a dilatação cardíaca e a hipertrofia do miocárdio, foram suplantados nessa síndrome. As suas causas são várias e podem ser cardiomiopatias, lesões inflamatórias ou degenerativas, alterações congênitas e doenças pulmonares crônicas”, detalha a docente.

As consequências da ICC, de acordo com a professora, dependem do local em que ocorre o problema. “Do lado esquerdo, causa alterações no pulmão, como congestão e edema pulmonar, enquanto que do lado direito, causa congestão generalizada em órgãos abdominais e craniais”, relata.

Já a segunda palestra, com o título “Endoscopia veterinária”, será ministrada pela médica veterinária Manoela Munhoz Colombo. “O tema é voltado ao uso dessa ferramenta para o diagnóstico de enfermidades em pequenos animais, e tem como foco profissionais e estudantes da área. O link do Google Meet será disponibilizado na descrição do Instagram do grupo quinze minutos antes do início - @geipa.uniara. Os ouvintes que permanecerem até o final receberão certificados”, finaliza Ana Carolina.

Além do Instagram, detalhes sobre as atividades do GEIPA estão disponíveis também no Facebook - www.facebook.com/geipa.uniara. Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI