202404190137

Notícias

Docente da Uniara e tutora de Estratégia do PET Saúde-Interprofissionalidade participa do I Seminário Nacional de Experiências na Educação Interprofissional

Publicado em: 23/09/2020

Na última semana, professores, estudantes e preceptores da Saúde de Araraquara que fazem parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde-Interprofissionalidade participaram do “I Seminário Nacional de Experiências na Educação Interprofissional”. Entre eles, estava a docente do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara e tutora da Estratégia “Saúde da Pessoa Idosa”, Andréa Corrêa Carrascosa. O evento, online, foi sediado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

“Esse encontro foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar o debate em torno da temática ‘Educação Interprofissional’, a partir das experiências dos 120 programas que se desenvolvem em todo o Brasil. O PET de Araraquara, composto de estudantes e docentes da Uniara – cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina - e da Unesp - Farmácia e Odontologia -, além de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde do município, organizou oito resumos nos quais foram apresentados parte das ações desenvolvidas até o momento”, relata Andréa.

Ela conta que os temas desses resumos envolveram as ações nas Estratégias do PET, como “Saúde do Idoso”, “Segurança do Paciente”, “Território e Atenção Básica”, “Pessoas em Situação de Rua” e “População do Campo”. “O evento foi muito rico pela troca de experiências e pela diversidade de ações apresentadas por cada PET, com suas particularidades regionais e diferentes características das instituições integrantes, apresentadas em trezentos resumos, que serão, em breve, publicados nos Anais da ‘Revista de Extensão e Cultura Barbaquá’, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS”, revela a professora.

Apesar da distância física imposta pelo momento, de acordo com Andréa, “entendemos que o Seminário, desenvolvido no formato online, contribuiu para a participação de um número expressivo de integrantes dos PET de todas as regiões do Brasil, que foram mais de dois mil”, destaca.

 

PET Saúde/Interprofissionalidade

“O Programa foi construído por meio de uma parceria entre a Uniara - cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina -, Unesp - cursos de Farmácia e Odontologia - e a Secretaria Municipal de Saúde, e financiado pelo Ministério da Saúde - edital GM/MS nº10/2018. É um projeto coordenado pelo professor Ayrton Valsecki Junior, da faculdade de Odontologia da Unesp, e com a participação de vários docentes das duas universidades”, detalha a tutora.

O PET – Saúde/Interprofissionalidade foi construído “com o objetivo de desenvolver e implementar ações de educação interprofissional - EIP, que é o processo no qual duas ou mais profissões da saúde aprendem com, para e sobre a outra, como forma de desenvolverem a colaboração por meio de um processo de aprendizagem compartilhada e com a finalidade de se melhorar a qualidade dos serviços em saúde”. “A prática colaborativa é a chave da EIP, na qual os profissionais de saúde, com diferentes formações, desenvolvem um trabalho amplo e integrado com usuários do sistema de saúde”, finaliza Andréa.

Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no link https://bit.ly/3era3ZQ.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI