202404182230

Notícias

Palestra online sobre a atuação profissional com a população da terceira idade é promovida pelo curso de Odontologia da Uniara

Publicado em: 21/09/2020

O curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara promove a palestra online “O envelhecimento populacional e a Odontologia: estamos preparados para encarar esse desafio?” nesta terça-feira, dia 22 de setembro, a partir das 9h, com transmissão aberta ao público pelo Google Meet - https://bit.ly/2ZBU4CU. A atividade será ministrada pela professora da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Luciana de Rezende Pinto.

“A palestra é parte do conteúdo programático do Estágio Supervisionado II, no qual trabalhamos algumas questões da odontogeriatria com os nossos alunos. Um grupo deles atua em condomínios de idosos e instituições de longa permanência, como o Lar São Francisco de Assis, e nós realizamos também, dentro do estágio, um conteúdo teórico que é apresentado aos estudantes para que entendam a importância desse conhecimento, uma vez que o envelhecimento gera várias manifestações na cavidade bucal que podem acarretar problemas de saúde bucal, em função de algumas doenças crônicas sistêmicas que esse público pode passar a apresentar”, explica a professora da graduação, Patricia Aleixo dos Santos Domingos.

Ela menciona que “essas doenças sistêmicas, como hipertensão e diabetes, que são muito comuns na terceira idade, trazem algumas manifestações na cavidade bucal, não só pela doença em si, mas também pelo uso de medicamentos para seu tratamento – controle do diabetes principalmente”. “Essas medicações têm alguns efeitos adversos, como a xerostomia, que é a sensação de boca seca. O próprio diabetes não controlado traz uma maior suscetibilidade à doença periodontal, então o aluno precisa estar consciente disso, dentre outras manifestações que ocorrem, para que, no momento em que fizer a avaliação e o tratamento do idoso, leve essas questões em consideração”, ressalta.

Outro ponto colocado por Patricia é que “o estudante da área da saúde em geral precisa ter essa consciência de que a população está envelhecendo e que ele irá atender um número muito maior de idosos nas próximas décadas”. “Assim, precisa estar preparado para esse perfil, pois o atendimento deve ser sempre multidisciplinar, envolvendo outros profissionais da saúde, e não somente sua especialidade. O dentista, por exemplo, não atuará sozinho, mas sempre associado com psicólogos - talvez com psiquiatras -, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros. Portanto, é importante ter um conhecimento abrangente sobre a população idosa e, a partir disso, conseguir focar no trabalho - no nosso caso, dentro dos cuidados com a saúde bucal”, finaliza.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI