202403281438

Notícias

Estudantes de Fisioterapia da Uniara assistem a palestras online ministradas por paciente atendido na Clínica

Publicado em: 21/09/2020

Recentemente, o paciente Danilo Bolato, que tem uma lesão medular e é atendido na Clínica de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, ministrou quatro palestras online sobre sua condição para alunos do terceiro ano do curso de Fisioterapia da instituição. A atividade, de acordo com a professora da graduação, Ana Claudia Nunciato, foi realizada em função do “Dia da Conscientização para a Prevenção da Lesão Medular”, “que é referente ao projeto de lei municipal 239-17, que promove eventos e atividades para essa patologia”.

“O Danilo foi atendido na Clínica em 2018, após seu acidente, e atualmente encontra-se com um quadro clínico muito diferente - e melhor - do que quando o conhecemos. Quando chegou, ele mexia cabeça e cervical – pescoço -, e hoje já se alimenta de forma independente, com auxílio de uma órtese na mão”, conta Ana Claudia.

Ter um paciente que ministrou as palestras para os estudantes foi bastante importante, na opinião da docente. “Esse contato é fundamental para que os alunos do quinto e sexto módulos possam visualizar a realidade da prática clínica. O paciente apresentou uma descrição da sua anamnese para posteriormente estudarmos o seu caso em aulas subsequentes, pensando em sua reabilitação neurofuncional, ou seja, iniciando a prática clínica dos atendimentos fisioterapêuticos”, explica.

A atividade também foi relevante para o próprio Bolato, de acordo com a professora. “A palestra, segundo o próprio paciente e seus familiares, trouxe um sentido em sua vida porque proporcionou a sensação de ser útil, ao levar aos jovens a sua história e auxiliar na prevenção da lesão medular”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /