202010300807

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Docente do Mestrado em Direito da Uniara é contratado pela CAPES

Publicado em: 18/09/2020

O docente do Programa de Mestrado Profissional em Direito - PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Leonel Cezar Rodrigues, foi contratado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES para atuar junto à Diretoria de Relações Internacionais - DRI e como consultor.

“Comecei a trabalhar na última terça-feira, dia 15 de setembro. Minhas funções são difusas: vão desde a avaliação estrutural de relatórios que saem da Diretoria, até opinar e dar soluções interpretativas a conteúdos de editais que ajudem a operacionalização/execução das atividades de editais da CAPES - tanto para quem executa quanto para quem os processa internamente. É uma atividade altamente integrada entre a DRI e as várias funções internas da Coordenação”, relata o docente.

Ele comenta que “é muito importante poder dar minha parcela de contribuição, dentro das minhas atribuições, para as instituições e para o Brasil”. “Em parte, representa a razão pela qual voltei ao país, depois de ter sido agraciado com bolsa de mestrado e doutorado nos Estados Unidos: retribuir à nação o privilégio de ter recebido a bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que permitiu minha formação em último nível, em reciprocidade”, declara.

O Brasil precisa, na visão Rodrigues, “aumentar de fato sua internacionalidade, pois ainda é um país muito fechado e praticamente monolíngue”. “Esse é um trabalho que se inicia no sistema educativo: outros padrões - princípios e valores construtivos - sociais, línguas, culturas, soluções - mais racionais, mais disruptivas - para problemas que nos afligem, mais contato com novas tecnologias, reflexões sobre valores humanos, ambientais e ontológicos, enfim, novas plataformas de evolução e de acesso a bens, produtos e serviços que coloquem nossa sociedade em patamares de bem-estar social mais elevado”. “São todos impactos de lições que podemos tirar dos investimentos em maior amplitude internacional das pessoas, empresas e instituições brasileiras”, afirma.

O coordenador do PMPD, Edmundo Alves de Oliveira, destaca que a novidade “é algo muito importante”. “Para nós, é um orgulho e o reconhecimento da competência do professor Leonel, que tem um currículo imenso de vivência no exterior, tendo feito seu doutorado fora do Brasil. A Uniara está feliz com essa conquista”, finaliza.

Informações sobre o Programa da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone (16) 3301-7337.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI