202404181909

Notícias

Curso de Enfermagem da Uniara promove o I Simpósio Interprofissional de Espiritualidade e Saúde

Publicado em: 17/09/2020

O curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “I Simpósio Interprofissional de Espiritualidade e Saúde”, gratuito e online, no dia 24 de outubro, das 8h30 às 13h, com transmissão pelo canal da universidade no YouTube - www.youtube.com/rsuniara. Tendo como público-alvo estudantes, professores e profissionais da área da saúde, os interessados devem se inscrever pelo link http://twixar.me/RChm.

Com o tema “O impacto do cuidado espiritual na prática clínica”, o evento contará com quatro explanações. “A primeira conferência abordará as evidências mais atuais sobre o cuidado espiritual e o que os estudos apontam em relação à abordagem da espiritualidade na assistência em saúde. Na segunda, serão expostos aspectos da formação dos profissionais de saúde - como coletar a história espiritual para aplicação na prática clínica. A seguinte terá como tópico a multidimensionalidade e a integração dos saberes, em especial a interface da espiritualidade com a saúde mental, e a última conferência abordará como praticar o cuidado espiritual na prática clínica, no aspecto interprofissional, e como são articuladas as necessidades de cada área de atuação”, detalha a professora da graduação e uma das conferencistas do simpósio, Érika da Fonseca.

Ela acrescenta que, na ocasião, será lançada a Liga Interdisciplinar de Espiritualidade e Saúde, “que visa à integração dos alunos e docentes de todos os cursos de saúde da Uniara e outros interessados”.

Os participantes receberão certificado. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Programação

- Conferência “Panorama das evidências científicas sobre espiritualidade e saúde”, com a professora da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, enfermeira e especialista em cuidados paliativos, Ana Cláudia Mesquita Garcia.

- Conferência “Contextualização e desafios para o cuidado espiritual na formação de profissionais de saúde”, com a docente do curso de Medicina e da pós-graduação em Saúde Coletiva, além de pesquisadora do Núcleo de Geriatria e Gerontologia - NUGGER da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, e também médica geriatra, Alessandra Lamas Granero Lucchetti.

- Conferência “A interdisciplinaridade no cuidado espiritual em saúde: interface com a saúde mental”, com a docente da Uniara e enfermeira Érika da Fonseca.

- Conferência “Cuidado espiritual na prática clínica na perspectiva interprofissional”, com a docente da UFJF e médica geriatra, Alessandra Lucchetti, o professor do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e psicólogo, Felipe Areco, e a docente da Escola Técnica Estadual – ETEC Professora Anna de Oliveira Ferraz e enfermeira da Atenção Primária à Saúde de Araraquara, Sérgia Haddad Mota.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI