202404251053

Notícias

Encerramento da 12ª edição do Projeto Ler é a Solução, da Uniara, é realizado nesta quarta, dia 16

Publicado em: 15/09/2020

O encerramento da 12ª edição do projeto “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia presencial, em parceria com as graduações de Biologia, Nutrição, Psicologia e Pedagogia a distância, da Universidade de Araraquara – Uniara, será realizado online nesta quarta-feira, dia 16 de setembro, a partir das 19h, com transmissão aberta a quaisquer interessados, pelo Google Meet - http://twixar.me/mvZm. As atividades tiveram início no dia 15 de abril.

“Neste ano, por causa da pandemia de coronavírus – Covid-19, foi preciso inovar a partir das inscrições online, da escolha de livros pelo Google for Education e de orientações remotas. Participantes do projeto fizeram a escolha e leitura de três livros indicados por docentes das graduações e entregaram um relatório de apreciação da leitura, que será agora avaliado. No encerramento, receberão um certificado de quarenta horas de atividades. É importante saber que os livros indicados não são referentes às disciplinas cursadas, mas abrangem os mais variados e interessantes assuntos”, explica o coordenador do curso de Pedagogia presencial, Uiliam Moraes Folsta.

Ele lembra que “esse curso de extensão universitária foi uma feliz criação do saudoso ex-chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Mivaldo Messias Ferrari, falecido em 2017”. “Como professor, ele tinha consciência da importância da leitura na vida das pessoas, especialmente de estudantes. Também nas universidades, a falta de leitura e a dificuldade de interpretação de textos dificultam muito a vida de alunos e docentes. Por isso, o professor Mivaldo pensou nesse projeto de incentivo à leitura”, destaca.

A docente do curso, Adriana do Carmo Bellotti, detalha que, dentro da programação, será realizada uma apresentação em Libras, por meio de um vídeo gravado pelas estudantes do quarto ano de Pedagogia presencial. “Depois, alguns participantes farão depoimentos sobre o projeto e, ao final, a professora Juliene de Cássia Leiva ministrará uma palestra sobre questões da leitura. Acredito que isso pode incentivar a participação de interessados, que irão conhecer o projeto”, diz a professora.

Como coordenador, Folsta conta que procurou, junto aos professores do “Ler é a Solução”, “dar continuidade ao projeto que considero valioso”. “Nesses últimos anos, tivemos a felicidade de contar com o apoio das coordenadoras das graduações de Biologia, Nutrição, Pedagogia a distância e Psicologia, Teresa Kasuko Muraoka, Ana Carolina Carneiro, Mônica Pereira Pilon e Simoni de Cássia Haddad Penteado, respectivamente. Esperamos que, no próximo ano, outros cursos e estudantes da Uniara se juntem a nós, na busca do prazer da leitura e do que ela também pode nos proporcionar: conhecimento do idioma e de novas ideias”, finaliza.

Informações sobre os cursos da universidade podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Para quem deseja mais detalhes, no dia 22 de setembro, a partir das 19h, será transmitido um bate-papo sobre a graduação de Pedagogia presencial no canal da universidade no YouTube – www.youtube.com/rsuniara -, durante a 1ª Feira dos Cursos - FEC Online, que acontece entre os dias 21 e 25. A programação completa da FEC está disponível no endereço www.uniara.com.br/fec.

 

Programação

19h – Abertura com a professora Adriana do Carmo Bellotti

19h15 – Apresentação em Libras pelas alunas do quarto ano de Pedagogia presencial, sob coordenação de Adriana

19h30 – Depoimentos de participantes do projeto

20h – Palestra “A leitura na formação humana e profissional”, com a docente Juliene de Cássia Leiva

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI