[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 15/09/2020
O curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara divulgou a quarta edição do “Boletim de Conjuntura Econômica”. O conteúdo pode ser acessado no link https://bit.ly/3iyp7Ha.
“Nesse número, trazemos o Produto Interno Bruto - PIB do segundo trimestre, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no dia 1º de setembro. O PIB é a principal informação macroeconômica e, nessa ocasião, abrange o pior período da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus – Covid-19. Então compreende o mês em que a economia mais sentiu, que foi abril. Ela ‘se fecha’ no meio de março, em função das medidas de isolamento social e, então, em abril toda a economia ficou paralisada, exceto alguns setores considerados essenciais, como mercados e farmácias. A indústria teve que fechar para se adequar às medidas sanitárias necessárias, para que voltasse a produzir”, explica o coordenador da graduação, Ademil Lúcio Lopes.
Ele aponta que mostrar o PIB do segundo trimestre é importante “para que as pessoas tenham a dimensão de como os números repercutem o impacto da crise”. “Depois, trazemos dados publicados ao longo da última semana, sobre a atividade industrial e os setores do comércio varejista e de serviços. É interessante porque essas publicações são relativas ao mês de julho, quando você já pega um período no qual a economia começa a se recuperar com a flexibilização e a reabertura das atividades econômicas. Já há alguns setores - principalmente a indústria e o comércio varejista - com uma recuperação um pouco mais consistente. O de serviços, que é o principal da economia brasileira – 70% do PIB –, está se recuperando, mas lentamente, visto que boa parte depende de proximidade, que é o que está mais difícil hoje. Há vários segmentos ligados ao setor de serviços que estão parados”, explica.
O boletim, segundo o docente, também traz algumas informações sobre inflação, “com dados do Índice de Preço do Consumidor Amplo – IPCA, que discute o recente aumento do preço dos alimentos”. “A inflação, que é uma média de preços, está baixa. O que ocorre é que alguns elementos que fazem parte dos produtos que são avaliados no índice, como os alimentícios e de combustíveis, apresentaram algum aumento”, esclarece.
É importante as pessoas estarem atualizadas em relação às informações sobre a atual situação da economia no Brasil, na opinião de Lopes. “Nosso boletim é interessante porque dá uma visão do passado recente e do presente e, a partir disso, é possível fazer algumas conjecturas em relação ao futuro”, finaliza.
Informações sobre o curso de Economia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI