202404200020

Notícias

Curso de Economia da Uniara divulga novo Boletim de Conjuntura Econômica

Publicado em: 15/09/2020

O curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara divulgou a quarta edição do “Boletim de Conjuntura Econômica”. O conteúdo pode ser acessado no link https://bit.ly/3iyp7Ha.

“Nesse número, trazemos o Produto Interno Bruto - PIB do segundo trimestre, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no dia 1º de setembro. O PIB é a principal informação macroeconômica e, nessa ocasião, abrange o pior período da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus – Covid-19. Então compreende o mês em que a economia mais sentiu, que foi abril. Ela ‘se fecha’ no meio de março, em função das medidas de isolamento social e, então, em abril toda a economia ficou paralisada, exceto alguns setores considerados essenciais, como mercados e farmácias. A indústria teve que fechar para se adequar às medidas sanitárias necessárias, para que voltasse a produzir”, explica o coordenador da graduação, Ademil Lúcio Lopes.

Ele aponta que mostrar o PIB do segundo trimestre é importante “para que as pessoas tenham a dimensão de como os números repercutem o impacto da crise”. “Depois, trazemos dados publicados ao longo da última semana, sobre a atividade industrial e os setores do comércio varejista e de serviços. É interessante porque essas publicações são relativas ao mês de julho, quando você já pega um período no qual a economia começa a se recuperar com a flexibilização e a reabertura das atividades econômicas. Já há alguns setores - principalmente a indústria e o comércio varejista - com uma recuperação um pouco mais consistente. O de serviços, que é o principal da economia brasileira – 70% do PIB –, está se recuperando, mas lentamente, visto que boa parte depende de proximidade, que é o que está mais difícil hoje. Há vários segmentos ligados ao setor de serviços que estão parados”, explica.

O boletim, segundo o docente, também traz algumas informações sobre inflação, “com dados do Índice de Preço do Consumidor Amplo – IPCA, que discute o recente aumento do preço dos alimentos”. “A inflação, que é uma média de preços, está baixa. O que ocorre é que alguns elementos que fazem parte dos produtos que são avaliados no índice, como os alimentícios e de combustíveis, apresentaram algum aumento”, esclarece.

É importante as pessoas estarem atualizadas em relação às informações sobre a atual situação da economia no Brasil, na opinião de Lopes. “Nosso boletim é interessante porque dá uma visão do passado recente e do presente e, a partir disso, é possível fazer algumas conjecturas em relação ao futuro”, finaliza.

Informações sobre o curso de Economia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI