202404260110

Notícias

Aluno de Farmácia da Uniara desenvolve estudo sobre controle biológico de pragas

Publicado em: 11/09/2020

O estudante do segundo ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jean Carlos Ferreira Machado, está desenvolvendo uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas. O projeto é orientado pelo líder do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da instituição, Hernane da Silva Barud, e coorientado pelo docente do Instituto Biológico de Campinas, José Eduardo Marcondes de Almeida.

O estudo é intitulado “Obtenção de micropartículas de derivados hidrossolúveis de celulose por spray drying aplicadas para o encapsulamento de fungos entomopatogênicos”. “Atualmente, a demanda de novos materiais biológicos tem estimulado os centros de pesquisas a desenvolverem diferentes materiais para o controle biológico às instituições proponentes a assegurarem ao país o desenvolvimento de uma tecnologia tida como de ponta e de interesse mundial. Assim, o projeto fundamenta-se também no grande potencial de contribuição dessas formulações para a área da agricultura no que se refere ao controle e manejo de pragas de interesse econômico, que ainda é um desafio tanto para os profissionais em campo quanto para os pesquisadores que se dedicam a encontrar melhores métodos para esse controle”, explica Machado.

Ele relata que, até o momento, “foram realizados apenas ensaios preliminares com as novas formulações poliméricas”. “Esse trabalho será realizado no Laboratório de BioPolMat e nas dependências do Instituto Biológico de Campinas, na pessoa do professor José Eduardo e, além disso, irá consolidar o projeto de modernização e adequação de unidades multiusuárias estratégicas do Instituto Biológico – processo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP n°2017/50334-3, que já está em andamento”, detalha.

Barud menciona que seu orientando é um aluno bastante aplicado e ressalta que o trabalho é de grande relevância. “Ao invés da utilização de agrotóxicos ou produtos químicos em geral, a ideia é utilizar fungos para poder auxiliar no controle biológico de pragas. Isso atende completamente o que vemos hoje como uma questão amigável ao ambiente. Além disso, o professor José Eduardo é um pesquisador com bastante experiência em fungos, e a Uniara, agora, faz parte de um projeto muito grande, que envolve, além do Instituto Biológico de Campinas, diversas instituições do estado de São Paulo, que são os Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas em São Paulo - NPOP-SP, da FAPESP. O trabalho do Jean é para atuar no sentido de abordar esse controle biológico”, finaliza.

Informações sobre o curso de Farmácia e o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI