202403281827

Notícias

Aluna de Medicina Veterinária da Uniara pesquisa a acupuntura em cadelas submetidas a castração

Publicado em: 11/09/2020

A aluna do oitavo semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Priscila Caetano Rodrigues, foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição pelo trabalho “Utilização da acupuntura na analgesia em cadelas submetidas à ovariosalpingohisterectomia”, desenvolvido juntamente com outros coautores. O estudo é orientado pela professora Mariana Werneck Fonseca.

“O projeto ainda está em sua fase inicial, sendo que a escrita e revisão bibliográfica já foram realizadas, bem como o envio ao Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA. Nesse estudo, cadelas saudáveis passarão pelo procedimento de castração, em que, muitas vezes, as medicações utilizadas para a dor, após o procedimento, são realizadas de maneira excessiva ou de forma insuficiente. Com isso, a técnica da acupuntura visa a uma diminuição na percepção da dor, o que promove uma analgesia adequada, sem que haja efeitos nocivos à paciente, tendo em vista os possíveis efeitos colaterais pelo uso excessivo de fármacos”, explica Priscila.

Ela conta que os animais permanecerão em observação durante a sua recuperação para que haja uma avaliação completa da recuperação anestésica e da dor. “A intenção é valorizar a utilização de terapias complementares – acupuntura – devido às suas características analgésicas”, diz.

Mariana destaca que a pesquisa “possui grande importância social para a comunidade e os cães, pois realizará castrações de cadelas, o que reduz problemas de natalidade excessiva como abandono de animais, além de minimizar potenciais doenças das fêmeas não castradas, como a piometra ou o desenvolvimento de tumores de mama - infecção uterina”.

A orientadora finaliza dizendo que Priscila “possui interesse na área acadêmica de pesquisa científica, sempre de forma dedicada, assim como no estudo das terapias complementares como a acupuntura”.

Além de Priscila e Mariana, fazem parte do estudo os docentes Douglas Augusto Franciscato, Bruno Vieira Ribas e João Augusto Lionel de Souza, e os estudantes Diego Duarte Mazzei, Beatriz de Oliveira Boen e Natasha Pastore Franco.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI