202403290408

Notícias

Estudo de alunas de Enfermagem da Uniara aborda o conhecimento do cuidado espiritual na prática clínica

Publicado em: 10/09/2020

As estudantes do quarto ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Andressa Marina Duarte e Gabriele Pelizari Capovilla, estudam “O Conhecimento dos Graduandos de Enfermagem sobre o Cuidado Espiritual na Prática Clínica”, sob orientação da professora Mariana Lopes Borges.

“O conteúdo aborda o conhecimento do cuidado espiritual dos graduandos de Enfermagem que já cursaram a disciplina de Psicologia Aplicada à Saúde, de modo que possamos demonstrar a importância do tema no cuidado integral. Estamos finalizando o trabalho, aguardando as últimas correções e, a princípio, temos como conclusão a ausência do conhecimento, porém, o interesse dos alunos em saberem mais sobre o tema de espiritualidade. Temos como informação também a questão da ausência do tema na prática clínica”, relatam as alunas.

Quanto à importância do estudo, Andressa e Gabriele destacam “a preparação dos estudantes de Enfermagem em relação ao cuidado espiritual, de modo que, como futuros profissionais, saibam abordar tal prática e oferecer todo o cuidado ao paciente assistido”.

Mariana menciona que o trabalho “contribui para maior compreensão do tema ainda no processo formativo do discente”. “Há uma escassez de estudos nesse sentido e, visto que o conceito de saúde proposto pela Organização Mundial da Saúde - OMS é multidimensional, o estudo vai ao encontro desse propósito, uma vez que identifica as necessidades de formação sobre o cuidado espiritual na prática clínica de enfermagem”, explica.

Em relação ao empenho de Andressa e Gabriele, a orientadora lembra que “cada discente assume seu papel no aprendizado, de maneira ativa e responsável”. “Ambas se dedicam de maneira organizada, fazem buscas nos referenciais teóricos sugeridos e refletem criticamente cada etapa do projeto”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI