202404241441

Notícias

Aluna da Uniara recebe bolsa de iniciação científica por pesquisa sobre análises em pacientes com deformidades dentoesqueléticas

Publicado em: 01/09/2020

A estudante do terceiro ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Naiara Alves Marega, foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica da Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular – FUNADESP pela pesquisa “Análise da função mastigatória, da postura crânio cervical e da presença de disfunção temporomandibular em pacientes com deformidades dentoesqueléticas submetidos a cirurgia ortognática”, realizada juntamente com Mateus Sgobi Cazal, Marcelo Silva Monnazzi, Ana Lucia Franco Micheloni, Antonio Carlos Ferraz de Andrade e Aline Monteiro Novo.

O trabalho é orientado pela professora Karina Eiras Dela Coleta Pizzol e coorientado pela docente Thallita Pereira Queiroz. “O estudo foi desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Tratamento das Deformidades Bucofaciais - CEDEFACE, envolvendo uma equipe multidisciplinar, com professores de outras instituições de ensino. O objetivo é avaliar a mastigação, a postura de cabeça e pescoço, e a presença de disfunção temporomandibular - DTM em pacientes submetidos à cirurgia ortognática para correção de deformidades dentoesqueléticas”, explicam Naiara e Karina.

Elas acrescentam que esses pacientes serão acompanhados durante seis meses após a cirurgia ortognática, “quando serão realizadas avaliações da mastigação usando eletromiografia e da postura corporal por meio de fotos e da presença de DTM”. “Como a cirurgia ortognática devolve o equilíbrio entre os ossos maxilares e permite a obtenção de uma oclusão estável e funcional, acredita-se que ela também seja capaz de interferir na postura corporal e na mastigação. O estudo está em fase inicial de coleta dos dados, mas ainda não há conclusões parciais”, esclarecem.

Com o desenvolvimento da pesquisa, “espera-se que o resultado demonstre que a cirurgia ortognática é capaz de promover a melhora do equilíbrio das funções relacionadas ao sistema estomatognático: mastigação e postura”. “De forma mais ampla, espera-se, com essa pesquisa, compreender as limitações e dificuldades funcionais de pacientes com deformidades dentoesqueléticas e, com isso, criar meios efetivos para melhorar os resultados pós-cirúrgicos para que o equilíbrio musculoesquelético do sistema estomatognático seja reestabelecido. Assim, esperamos melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, finalizam Naiara e Karina.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI