202404230728

Notícias

Abertura do Congresso Internacional 3DBB, promovido pela Biotecnologia da Uniara, tem participantes de 23 países

Publicado em: 27/08/2020

A abertura do “1º Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D - 3DBB”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB da Universidade de Araraquara – Uniara, teve oitocentas inscrições e participações de 23 países, de acordo com o professor do Programa e presidente do evento, Rodrigo Rezende. As atividades, online e gratuitas, tiveram início nesta quarta-feira, dia 26, e terminam nesta sexta, dia 28. As inscrições continuam abertas no endereço www.uniara.com.br/eventos/3dbb, onde também está disponível a programação completa.

“Tivemos a abertura com sete participações – do reitor da Uniara, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro; do coordenador do PPGB, André Capaldo Amaral; do diretor do Centro de Tecnologia da Informação - CTI Renato Archer, Jorge Vicente Silva; do diretor do Instituto Nacional de Biofabricação, Rubens Maciel Filho; da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e representante da Sociedade Internacional Termis na América Latina, Patrícia Pranke, e minha, além de uma mensagem do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, Marcos Pontes”, relata Rezende.

Ele conta que, em seguida, foram ministradas palestras com o presidente da Sociedade Internacional de Biofabricação, James Yoo, “um pesquisador muito importante da Carolina do Norte, nos Estados Unidos”, com a professora da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Ângela Moraes, e com Denise Mandt, da empresa UpNano, de Viena, na Áustria. “No período da tarde, tivemos oito sessões fechadas de apresentações orais de trabalhos, paralelas, em salas virtuais. Recebemos cerca de setenta trabalhos. Na programação, contamos também com painéis, sendo um deles o ‘Covid’, que é uma galeria digital de vídeos que recebemos de pesquisadores e cidadãos que têm trabalhado, no Brasil, no combate à pandemia, com soluções que utilizam principalmente impressão 3D”, destaca.

O tema abordado no congresso “é uma área muito nova, no contexto nacional e mesmo mundial - cerca de uma década e meia, talvez menos”. “No evento, teremos ao todo doze palestrantes - seis nacionais e seis internacionais -, com convidados de renome, sendo que a maioria deles é de cientistas vindos de grandes universidades, como a de Manchester, no Reino Unido, e de Maastricht, na Holanda”, finaliza.

O CTI Renato Archer, parceiro há anos da Uniara, é coorganizador do “1º Congresso Internacional Digital em Biofabricação e Bioimpressão 3D - 3DBB”. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas também no endereço www.uniara.com.br/eventos/3dbb, pelo e-mail rarezende@uniara.edu.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI