202404191849

Notícias

Aluno de Engenharia Mecatrônica da Uniara é contemplado com bolsa de iniciação científica por pesquisa sobre aplicações e propriedades do grafeno

Publicado em: 20/08/2020

O estudante do segundo ano do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, José Ricardo Cabau Cunali Junior, foi contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq da instituição. A pesquisa, intitulada “Um estudo sobre as aplicações industriais das propriedades mecânicas do grafeno, no setor metalomecânico”, foi orientada pelo coordenador da graduação, Marcelo Wilson Anhesine.

“É um trabalho que vem sendo desenvolvido desde março de 2019 e, além disso, estou buscando inserir o grafeno no setor metalomecânico - que inclui indústrias como aeronáutica e automobilística, dentre outras - como um elemento ligante, ou seja, pretendo analisar o comportamento de suas propriedades mecânicas em conjunto com ligas metálicas e compósitos já existentes nessa indústria, para viabilizar o melhoramento das ligas e dos materiais existentes atualmente, ou até mesmo desenvolver novos produtos e ligas para esse setor, bem como a indústria 4.0. Em síntese, buscamos revolucionar a indústria metalomecânica, bem como a 4.0, com o ineditismo do grafeno atuando como elemento de liga – ligante”, explica o aluno.

Ele acrescenta que o grafeno “é um alótropo do carbono – ‘da mesma família’ - e considerado o material mais forte, maleável e um dos mais finos do mundo, tanto que é cem vezes mais forte que o aço, por exemplo”. “É uma monocamada - camada única de carbono. Em outras palavras, podemos analisar uma cebola como sendo o carbono e, quando tiramos todas as suas camadas, restando apenas uma, essa única seria o grafeno”, esclarece.

Em relação à relevância social, Cunali Junior destaca que o estudo pode “revolucionar os produtos existentes no cenário atual - no setor analisado -, para que as pessoas possam ter, no futuro, bem materiais com uma durabilidade maior”.

“É uma pesquisa inovadora, sendo que o grafeno é um material muito interessante e de grande versatilidade, que tem possibilidade de proporcionar inovação tecnológica muito grande porque é de altíssima resistência. Temos sua aplicação em várias áreas – eletroeletrônica, de metais - como é o caso da nossa pesquisa -, como nanomaterial de algumas camadas atômicas, e tem uma facilidade muito grande de se associar a outros elementos de liga para deixar o aço com uma resistência mecânica muito maior, além de também existirem pesquisas na área de soldagem”, destaca o coordenador.

Ele comenta que o desenvolvimento de inovação tecnológica na área metalúrgica é bastante elevado. “Isso deve trazer um desenvolvimento maior na indústria, e pretendemos fazer parcerias com algumas instituições para avançarmos na pesquisa. O José Ricardo é um aluno diferenciado, com um interesse muito grande na área. Nunca tivemos um desenvolvimento tão forte e avançado de um segundanista, que estudou sozinho diversas propriedades e tipos de aço. Não tenho dúvida do futuro grandioso desse aluno. O primeiro resultado positivo foi a aprovação da bolsa, e isso pode ser motivação e incentivo para muitos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI