202404182056

Notícias

Grupo de discussão do curso de Medicina Veterinária da Uniara promove palestra online sobre manejo nutricional de cães e gatos hospitalizados

Publicado em: 30/07/2020

O Grupo de Discussão Integrada Digital do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara promove, para os alunos da graduação, a palestra online “Manejo nutricional de cães e gatos hospitalizados” nesta sexta-feira, dia 31 de julho, a partir das 19h, via Google Meet. A atividade será ministrada pela professora e consultora Manuela Fischer.

“O correto manejo nutricional do animal hospitalizado depende de uma adequada coleta de informações a respeito da alimentação e do estado nutricional do paciente durante a anamnese e o exame físico, e da realização de exames laboratoriais específicos, quando necessário”, aponta a palestrante.

Ela comenta que é preciso estruturar protocolos e procedimentos internos “que permitam a definição das necessidades energéticas do animal, do tipo de alimento a ser empregado e sua composição nutricional, da via de administração e da quantidade de alimento a ser fornecida”. “Mecanismos de acompanhamento e registros diários do consumo efetivo de alimentos e da produção de fezes são, também, fundamentais. Os protocolos devem permitir, ainda, a identificação precoce de quando e como intervir nutricionalmente, em casos mais graves”, explica.

De acordo com Manuela, animais que durante 24 ou 48 horas não apresentem consumo voluntário de suas necessidades energéticas, “entrarão em balanço energético-proteico negativo, devendo receber intervenção nutricional enteral ou parenteral”. “A cada dia negligenciado, aumentam os riscos de complicações e mortalidade, o que torna mais complexas as desordens fisiológicas e dificulta o tratamento da doença primária”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI