202403290824

Notícias

Alunos de Medicina Veterinária da Uniara desenvolvem manual ilustrado de etapas do exame físico de cães e gatos

Publicado em: 05/06/2020

Durante o período de isolamento social, os alunos do terceiro ano noturno do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara criaram um manual ilustrado das etapas do exame físico de cães e gatos. O conteúdo pode ser acessado no link https://bit.ly/2A4NhIt. A atividade fez parte da disciplina de Semiologia, ministrada pelo professor André Luiz Baptista Galvão.

“No manual constam informações importantes como: bem-estar animal no atendimento; práticas de socialização com os cães e gatos; como conter adequadamente o paciente; como avaliar o paciente desidratado; como aferir a pressão arterial de cães e gatos, e como posicionar o paciente para o exame de eletrocardiograma. O material ainda possui tabelas de parâmetros normais e indicativos de doenças”, detalha o docente.

Ele acrescenta que exemplares físicos estarão disponíveis na Biblioteca e na Clínica Veterinária da Uniara. “O ‘Manual Ilustrado de Semiologia Básica de Pequenos Animais’ foi idealizado pelos alunos desde a redação de texto básica até as ilustrações, que constituem um material inédito, pois as ilustrações e as formas de apresentação do conteúdo são exclusivas e como modelos foram utilizados nossos manequins didáticos”, destaca.

A atividade, de acordo com Galvão, “demonstra a capacidade de superação de nossos estudantes que, ao observarem dificuldades, aproveitaram a disponibilidade de tempo do isolamento e realizaram um trabalho ímpar”. “O manual constitui uma grande contribuição acadêmica, pois os exemplares físicos serão utilizados por outros alunos que, futuramente, ingressarão no curso. Nossos graduandos estão construindo uma medicina veterinária nova e com qualidade, junto com nossos professores, por meio da utilização das inovações tecnológicas investidas pela Uniara”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI