mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Docente da Uniara ministra palestra online para profissionais do CAOE da Unesp de Araçatuba nesta quarta, dia 3

Publicado em: 02/06/2020

A professora do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação - PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, Thallita Pereira Queiroz, ministrará a palestra online “Uso da Toxina Botulínica como Coadjuvante de Tratamento nas DTMs Musculares e nas Cefaleias Primárias” nesta quarta-feira, dia 3 de junho, a partir das 15h. A atividade será direcionada aos profissionais do Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência – CAOE da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba.

“Fui convidada pela professora supervisora do CAOE, Letícia Helena Theodoro. Lá é chamado de Centrinho e atende pacientes com deficiências físicas. Estão planejando introduzir o uso da toxina como um coadjuvante de tratamento dos pacientes que têm apertamento e bruxismo, pois apresentam paralisia infantil e outras deficiências neurológicas, o que compromete muito seu tratamento dentário”, contextualiza Thallita.

Ela aponta que, com a força de mordida excessiva, muitos deles também têm enxaquecas crônicas graves, o que, às vezes, inviabiliza o tratamento. “Para conseguirem controlar a força de mordida – eles tendem a fazer muita força e a fechar a boca involuntariamente –, acabam tendo os atendimentos sob anestesia geral, e aí, a toxina botulínica, como promove relaxamento muscular, é um coadjuvante de tratamento muito interessante para esses casos, para viabilizar o procedimento, diminuindo esses hábitos parafuncionais”, explica.

Há também, de acordo com a docente, outro benefício “muito interessante” da toxina. “É cientificamente comprovado, já tem aprovação da Food and Drug Administration - FDA como coadjuvante para o tratamento de cefaleias primárias, incluindo enxaqueca crônica. Inibe a inflamação neurogênica cerebral que acontece nesses pacientes, o que causa a diminuição da liberação de mediadores inflamatórios que acontecem na dor de cabeça. Consequentemente, isso melhora a qualidade de vida dos pacientes, pois diminui a intensidade, a frequência e a duração das crises de enxaqueca”, finaliza Thallita.

Informações sobre o curso de Odontologia e o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /