202403290722

Notícias

20ª Semana da Enfermagem Uniara aborda temáticas atuais e de interesse dos profissionais

Publicado em: 26/05/2020

Na última semana, três mesas-redondas online compuseram a “20ª Semana da Enfermagem Uniara”, promovida pela graduação da Universidade de Araraquara. A professora Silvia Helena Tognoli destaca que, “nos dois dias do evento, houve alta adesão de pessoas participando, inclusive de instituições externas, pois a temática abordada é atual e de interesse para os profissionais de enfermagem”.

“Este ano, excepcionalmente em função da pandemia de coronavírus – Covid-19, o curso promoveu o evento por meio da ferramenta Google Meet. O objetivo foi subsidiar o debate e a reflexão sobre a temática do papel do enfermeiro frente à pandemia, e sobre a contribuição de Florence Nightingale para a qualidade do cuidado na saúde e na enfermagem, visto que neste ano temos seu bicentenário e o ‘Ano Internacional da Enfermagem e da Parteira’, de acordo com a declaração da Organização Mundial de Saúde - OMS”, explica Silvia.

Ela reforça que os conteúdos apresentados nos dois dias “contribuíram para compartilhar conhecimento, trazendo uma reflexão sobre a importância do papel da enfermagem para a qualidade e a segurança da assistência frente à pandemia que estamos vivenciando”.

A primeira mesa-redonda online, intitulada “Ano Internacional da Enfermagem – protagonismo da enfermagem para qualidade e a segurança da assistência”, foi ministrada pelas professoras Angela Maria Magosso Takayanagui e Angela Aparecida Costa, sob moderação das docentes Adriana Aparecida Mendes e Silvia. “Houve destaque para a preocupação com a segurança do profissional que se encontra na linha de frente do atendimento ao paciente portador da Covid-19, sendo também abordados os cuidados desse paciente em domicílio”, relata Silvia.

A mesa-redonda online que abriu a segunda noite teve o título de “Cuidando de quem cuida: enfermagem pré e pós-Covid-19” e contou com as docentes Letícia Yamawaka e Erika da Fonseca, com as moderadoras Aline Natália Domingues e Fernanda Sezefredo. “O foco foi direcionado para o cuidado com a saúde mental dos profissionais da enfermagem nos momentos pré e pós-pandemia”, resume a professora.

Em seguida, sob moderação das professoras Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira e Aline Cristina de Faria, egressos da graduação compuseram a mesa-redonda online “Experiências de sucesso no curso de Enfermagem da Uniara”, na qual “apresentaram relatos de vivências de sucesso na profissão em diferentes cenários assistenciais”. “Ressalta-se que alunos das segundas, terceiras e quartas séries da graduação participaram do evento por meio de vídeos e mensagens direcionados para o fortalecimento dos ideais da profissão”, finaliza Silvia.

A comissão organizadora da “20ª Semana da Enfermagem Uniara” foi composta por Creusa Aparecida Meirelles, Aline Natalia Domingues, Ana Beatriz Ferreira Velozo e Fernanda Sezefredo, além de Aline de Faria, Adriana Aparecida Mendes, Ana Maria Tucci, Angela Aparecida Costa, Letícia Yamawaka e Silvia Tognoli.

Informações sobre o curso da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI