202403190326

Notícias

Uniara e Prefeitura de Araraquara firmam parceria para testagem rápida de Covid-19

Publicado em: 26/05/2020

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde – CBS, e de professores e alunos do curso de Biomedicina, firmou, na última sexta-feira, dia 22 de maio, uma parceria com a Secretaria de Saúde do município, por meio da secretária Eliana Honain, “para iniciar um mapeamento amostral da população de Araraquara para analisar o percentual de pessoas que já desenvolveram anticorpos contra o coronavírus - Covid-19”, explica o coordenador do curso de Fisioterapia da universidade, Carlos Roberto Grazziano.

“Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/Organização Mundial da Saúde - OMS, há dados que comprovam que a maioria dos casos de coronavírus - cerca de 80% - manifesta pouco ou nenhum sintoma e se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Assim, o mapeamento da população que já teve contato com o vírus e desenvolveu resposta imunológica fornece preciosas informações para que as secretarias municipais e estaduais de saúde possam redefinir suas estratégias preventivas e de contenção da Covid-19, como também redimensionar leitos e testes nas áreas onde há maior possibilidade de aumento de casos”, relata ele.

De acordo com o coordenador, “as análises serão realizadas pela graduação de Biomedicina, sob o comando de seu coordenador Orivaldo Pereira Ramos, e supervisionadas pelos docentes Adilson César Abreu Bernardi, Andrezza Furquim da Cruz, Flávia Aparecida Resende e Miriane da Costa Gileno”. “As amostras de sangue, coletadas nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs do município por funcionários da saúde da prefeitura, serão alocadas em caixas térmicas e levadas ao Laboratório de Imunologia da Uniara. Além disso, a Secretaria de Saúde irá fornecer os kits de teste rápido para a Covid-19”, relata.

Grazziano menciona que “as análises estatísticas dos dados obtidos ficarão sob a responsabilidade dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal e de Engenharia de Produção da Uniara, representados nesse projeto pelos professores André Capaldo Amaral e Claudio Luis Piratelli, com apoio técnico da docente e coordenadora pedagógica do curso de Medicina da universidade, Cynthia Arruda Mauro Piratelli”. “O docente colaborador do Mestrado em Engenharia de Produção, Jorge Alberto Achcar, que atua em Gestão Estratégica e Organizacional - Métodos Quantitativos e Estatística Aplicada à Engenharia de Produção -, nos ofereceu suporte para elaborarmos uma planilha para melhor caracterizarmos o perfil das pessoas”, conta.

Ele completa dizendo que, “para a participação nesse projeto, os alunos realizaram, obrigatoriamente, um treinamento de biossegurança para a manipulação, a testagem e o descarte das amostras biológicas, de acordo com o preconizado pela legislação vigente”. “Todos os alunos também receberam um material informativo do Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região e a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, entre outros, com orientações para o serviço, além de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs necessários para a atividade”, ressalta.

“A Uniara, representada por seu reitor, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, está cedendo instalações físicas, material humano altamente qualificado, insumos para processamento e desinfecção, e EPIs. Com esse novo projeto, temos mais uma vez a Uniara apoiando ações de interesse público, em prol de todo município, nesta grave crise de saúde mundial”, finaliza Grazziano.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI