202404200314

Notícias

Pesquisador do Laboratório de BioPolMat da Uniara é colaborador de artigo publicado na revista científica Talanta

Publicado em: 22/05/2020

O líder e pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, é coautor de um artigo publicado na revista científica “Talanta”. O resumo, em inglês, pode ser conferido no link https://bit.ly/3e5DH6k.

O artigo “Microbial nanocellulose adherent to human skin used in electrochemical sensors to detect metal ions and biomarkers in sweat”, “é um trabalho de pós-doutoramento de Robson Silva, que foi supervisionado pelo professor Osvaldo Oliveira Júnior, e eu sou um dos colaboradores”. “Envolve o uso de celulose bacteriana como suporte para detecção,no suor, de íons cádmio e chumbo, e também é capaz de detectar estradiol. Então, se você quiser monitorar a saúde de uma pessoa, poderia fazer a detecção, por exemplo, do suor, que é como um ‘mapa’ do que a pessoa transpira e leva consigo”, explica Barud.

Ele menciona que a detecção pode ser feita de várias maneiras, “mas hoje em dia, a tendência é por sensores vestíveis: você poderia colocá-los diretamente na pele e fazer detecções, por exemplo, no suor ou de outra maneira, ou conectá-los por wireless”. “Dessa forma,você torna a celulose bacteriana, que tem a aparência de um papel, condutora e, por maneiras seletivas, detecta o material de interesse”, detalha.

O mais interessante, de acordo com o docente, é que é possível dar suporte ao procedimento com a celulose, “que é um material que é biocompatível e biodegradável”. “Então, seria possível detectar tanto metais quanto, a exemplo desse artigo, o estradiol ou outros compostos de interesse”, finaliza.

Além de Silva, Oliveira Júnior e Barud, os outros coautores do artigo são Paulo Raymundo Pereira, Anderson Campos, Deivy Wilson, Caio Otoni, Carlos Costa, Rafael Domeneguetti, Debora Balogh e Sidney Ribeiro.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI