202403282301

Notícias

Coordenadora do curso de Serviço Social da Uniara destaca o Dia Nacional da Adoção

Publicado em: 22/05/2020

Gestos de amor ao próximo são sempre louváveis, e a adoção é, talvez, um de seus maiores exemplos. O “Dia Nacional da Adoção” é lembrado nesta segunda-feira, dia 25 de maio. A coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade de Araraquara – Uniara, Natalia Ferrari Vedroni, destaca a importância da data.

“No Brasil, esse dia foi oficializado a partir do decreto da lei n. 10.447, de 9 de maio de 2002, com o intuito de promover debates sobre o princípio da convivência familiar e comunitária com dignidade, que é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Tal assunto é de extrema relevância social, pois a adoção mostra-se como uma alternativa quando os vínculos com os pais biológicos são rompidos”, explica a docente.

Ela menciona que o assistente social apresenta um papel fundamental nesse processo, “pois ele atuará no setor técnico de serviço social do judiciário e, para isso, deverá passar por aprovação em concurso público”. “A partir disso, desenvolverá um trabalho interdisciplinar, que é quando a profissão irá relacionar-se com outros ramos de conhecimento. Nessa área, ele deverá estar atento à necessidade de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como buscar o restabelecimento de vínculos entre eles e suas famílias naturais. Caso não haja a possibilidade, são desenvolvidas ações para inseri-los em famílias substitutas e, posteriormente, vem a adoção”, detalha.

Dessa maneira, o trabalho do assistente social “passa a ser muito procurado nesses casos, pois devido ao agravamento das desigualdades sociais, tornam-se necessárias a ampliação e a universalização da assistência e da orientação jurídica”. “Cabe destacar que, nos últimos anos, tivemos importantes legislações a respeito dessa temática, assim como projetos que proporcionam melhor acolhimento a esses menores. É preciso também lembrar que a construção de espaços de orientação e preparação para pretendentes ou inscritos à adoção é importante ferramenta utilizada pela equipe técnica e demais representantes da rede socioassistencial, para que um número maior de pessoas possam ter o conhecimento a respeito do assunto e de como funciona esse processo para, assim, garantir maior segurança das crianças e adolescentes que serão acolhidos”, aponta Natalia.

Esses grupos, de acordo com ela, também são importantes, “pois o processo de adaptação de todos à nova configuração familiar pode ser vivenciado com grandes desafios, e é muito importante mencionar que são situações vivenciadas, porém, que podem ser superadas, com o apoio técnico necessário”. “É muito importante lembrar que o assistente social do judiciário não atuará sozinho: além da sua equipe técnica, ele também contará com uma rede de cuidados composta por conselhos tutelar e de direitos de crianças e adolescentes, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Organizações Não Governamentais – ONGs, entre outras entidades de assistência social que prestam serviços de acolhimento ou defesa de direitos nesse segmento”, esclarece.

Natalia coloca que “a articulação desse trabalho em rede mostra-se como fundamental para garantir a integralidade no atendimento e na efetividade na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes” e finaliza dizendo que, na próxima semana, o tema será discutido pelo Facebook e pelo Instagram do curso de Serviço Social da Uniara - www.facebook.com/servicosocialuniara e www.instagram.com/servicosocialuniara, respectivamente.

Informações sobre a graduação da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI