202404191126

Notícias

Serviço Social da Uniara promove live sobre defesa dos direitos da criança e do adolescente

Publicado em: 20/05/2020

O curso de Serviço Social da Universidade de Araraquara – Uniara promove a live “A defesa dos direitos da criança e do adolescente: o papel da sociedade e dos serviços de proteção” nesta quinta-feira, dia 21 de maio, a partir das 19h, com transmissão pelo Instagram da graduação - @servicosocialuniara.

O evento será ministrado pela coordenadora do curso, Natalia Ferrari Vedroni, e pela assistente social judiciária do Tribunal de Justiça Estado de São Paulo - TJSP, Bianca Mattos, e contará com as participações de Ana Maria Ignacio e Renan Vicente, do Conselho Tutelar de Matão, e da gestora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Araraquara, Mônica Fernanda Favoreto da Silva.

“Entendemos que é muito importante trabalhar com o tema sobre cuidado, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, sendo estes deveres diários de todos nós, principalmente neste momento de pandemia, em que muitas pessoas ficam mais expostas a determinadas situações causadas por diversos fatores, entre eles, psicológicos e econômicos”, aponta Natalia.

Ela comenta que “infelizmente, nos dias atuais, milhares de crianças e adolescentes sofrem diversos tipos de abusos e maus tratos, entre outras situações de negligência, e nesta semana estão em destaque esses temas”. “Na última segunda-feira, dia 18 de maio, tivemos uma conquista que marca a luta pelos direitos humanos desse público, que é o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes’. Tal assunto nos motivou a articularmos junto a profissionais de referência para conversarmos em conjunto a respeito dessa temática na qual, além da defesa de direitos, também levaremos a uma reflexão a respeito do papel da sociedade e dos serviços de proteção”, explica.

Como destaque, a coordenadora menciona que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, “considera-se como dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com prioridade, o direito à vida, saúde, alimentação, educação, profissionalização,cultura, dignidade, liberdade, ao lazer, respeito e à convivência familiar e comunitária”. “Neste mesmo trecho legal, ainda remete à importância de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, completa.

Para isso, “temos em nossa legislação uma série de dispositivos que asseguram esses direitos, e cabe, além dos serviços de proteção, a própria sociedade zelar também por eles, sendo esse o objetivo da nossa live: mostrar a necessidade de defendermos esses direitos e também mostrar o papel da sociedade e dos serviços de proteção a respeito dessa garantia”. “Por isso a organizamos em formato de bate-papo com convidados de referência de diversas áreas que envolvem o cuidado com crianças e adolescentes”, ressalta Natalia.

A expectativa para o evento é grande. “Estamos bastante otimistas com os temas que foram selecionados para falarmos, como os direitos fundamentais expostos no Estatuto da Criança e do Adolescente, formas de violência e como identificar o abuso, o papel da sociedade e dos serviços de proteção, e a própria campanha realizada durante esta semana a respeito do enfrentamento à exploração infantil. É muito importante destacar que é fundamental para o assistente social e demais envolvidos nessa proteção, a necessidade do entendimento de determinadas legislações que garantem direitos, pois um dos nossos objetivos principais é garantir acesso da população aos seus direitos e, sendo assim, devemos ter consciência do nosso papel frente a essas questões e informá-los constantemente”, diz a docente.

Natalia agradece a todos os convidados. “Acreditamos que o evento será bastante informativo e contamos com a participação de todos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Serviço Social da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /